Coronavírus

Carlesse diz que decisão sobre fechamento do comércio coube aos prefeitos e pede cautela

Medidas adotadas visam ações na área da Saúde e nos serviços públicos.

Por Redação 1.747
Comentários (0)

27/03/2020 16h37 - Atualizado há 4 anos
Governador disse que não interferiu no fechamento do comércio

O Governo do Tocantins destacou que várias medidas foram adotadas na área da Saúde e no funcionamento dos serviços públicos no Estado desde que a OMS declarou, no dia 11 de março, a pandemia da Covid-19. Porém, fez questão de ressaltar que a decisão sobre o fechamento do comércio ficou por conta das autoridades municipais (prefeitos).

Em Araguaína, o comércio voltou a abrir nesta sexta-feira (27) com algumas restrições. Em Paraíso do Tocantins abrirá na próxima segunda-feira (30). Há discussões para reabertura em outras cidades, inclusive em Palmas. O debate sobre o não fechamento do comércio ganhou força com o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro.

Já o Governo do Estado disse que adotou medidas no sentido de orientar a população sobre a importância do isolamento social na prevenção ao coronavírus. 

“Nossas medidas foram no sentido de fortalecer o sistema de saúde, normatizar os serviços públicos e orientar à população a ficar dentro de casa durante a pandemia. Deixamos a cargo das autoridades municipais a decisão sobre a forma como o comércio de cada cidade deveria funcionar”, destacou o governador Mauro Carlesse, que pediu ainda cautela no funcionamento das empresas, evitando aglomerações e seguindo as normas sanitárias.

Entre as ações, o Governo declarou estado de calamidade pública, suspendeu as aulas, determinou a aquisição de testes rápidos para a Covid-19, EPIs para profissionais da saúde e cerca de 150 mil kits de alimentos para estudantes da rede estadual; reduziu a jornada dos trabalhos dos servidores públicos, e suspendeu visitas aos Parques Estaduais e aos detentos, dentre outros.

O Governo também proibiu a suspensão dos cortes de água e energia, prorrogando prazos de documentos e pagamento de parcelas, oferecendo linhas de crédito com carência e juros reduzidos e retificando editais.

Entenda a importância do Isolamento Social

Desde que a Covid-19 surgiu, ela vem sendo estudada por pesquisadores e cientistas de todo o mundo. Apesar da doença ser mais severa e perigosa para um grupo de risco específico, ainda é muito cedo para se ter uma noção de todos os problemas que ela pode causar e das mutações que o vírus pode sofrer.

Com baixa letalidade, quando comparada a outras doenças, e assintomática em grande parte dos infectados, a Covid-19 é altamente contagiosa. Isso faz com que ela, ao se espalhar de forma rápida, possa provocar um colapso no sistema de saúde como foi o caso da Itália e da Espanha.

Ao propor o isolamento social, países de todo o mundo buscam fazer com que o contágio do vírus por parte da população ocorra de forma gradual, possibilitando que os pacientes, principalmente os inclusos no grupo de risco, consigam ter um atendimento digno na rede hospitalar, seja ela pública ou privada.

Um dos benefícios do isolamento social é evitar, por exemplo, que pessoas que estejam fora do grupo de risco possam contrair o vírus e espalhá-lo para os demais. Países que não adotaram essas medidas dentro de um prazo razoável estão sofrendo com os altos índices de pessoas mortas. Nestes locais, os médicos estão optando entre os que vão viver (ser atendidos) e os que vão morrer (não vão receber atendimentos).

No último dia 20 de março, durante teleconferência com empresários, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou: “Claramente, em final de abril nosso sistema de saúde entra em colapso. O que é um colapso? Às vezes as pessoas confundem colapso com sistemas caóticos, sistemas críticos, quando você vê aquelas cenas de pessoas em macas. O colapso é quando você pode ter o dinheiro, você pode ter o plano de saúde, você pode ter a ordem judicial, mas, simplesmente, não há um sistema aonde entrar”.

Conforme o Governo do Tocantins, as medidas adotadas pelo Estado e pelas prefeituras têm surtido efeito positivo. No último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nessa quinta-feira (26), apenas 8 pessoas foram constatadas com a Covid-19. Até o momento, nenhuma morte foi registrada no Estado em razão do vírus.

“O isolamento social é a forma mais eficaz para reduzir a onda de transmissão da doença e resguardar o sistema público de saúde. A sociedade precisa ficar alerta e seguir as recomendações, precisamos que a população aja com responsabilidade social”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.