Saúde

Governo do Tocantins realiza quase 500 cirurgias cardíacas em 2022 e trabalha para zerar fila de espera

Atualmente, 133 pacientes estão à espera de um procedimento eletivo cardíaco.

Por Redação
Comentários (0)

13/12/2022 16h19 - Atualizado há 1 ano
Gestão realizou credenciamento de empresas para suprir a demanda

Com a realização de 469 cirurgias cardíacas em 2022, o Governo do Tocantins agora ampliou a oferta de cirurgias eletivas com foco na região macro-sul do estado.

Por meio da Portaria 1129/2022/SES/GASEC, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), a gestão realizou credenciamento de empresas especializadas para suprir a demanda das cirurgias cardíacas de caráter eletivo e de urgência, de média e alta complexidade. As instituições ofertarão até 211 cirurgias.

Dados da SES-TO apontam que, de janeiro a 13 de dezembro de 2022, foram realizadas 197 cirurgias cardíacas abertas e 272 por hemodinâmica no Hospital Geral de Palmas (HGP) e no Hospital Dom Orione, conveniado com a SES-TO.

“O credenciamento é para dar celeridade no atendimento de quem ainda aguarda. A demanda reprimida por cirurgias abertas é grande e, por isso, em parceria com os órgãos de controle, montamos o processo de credenciamento que colocará fim na espera dos pacientes”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva.

Atualmente, há 133 pacientes no Sistema de Gerenciamento de Lista de Espera (SIGLE), à espera de um procedimento eletivo cardíaco. “A partir do momento em que finalizarmos os pacientes da fila reprimida, seguiremos com os atendimentos de forma regular nos hospitais da nossa rede, assim como faremos com a ortopedia,  que credenciamos este ano e já cirurgiamos 89 pessoas. O número poderia ser maior, se os pacientes atendessem o chamado da nossa regulação”, enfatizou.

O secretário também acrescentou que a determinação do governador Wanderlei Barbosa é reduzir o máximo possível o tempo de espera. “Felizmente, a Secretaria de Estado da Saúde conta com uma equipe engajada neste sentido, tanto que a fila por cirurgias cardíacas de hemodinâmica é zerada”, arrematou.

Sobre os contratos

As instituições contratadas irão prestar os serviços hospitalares especializados na assistência cardiovascular (cirurgia cardíaca e cirurgia vascular e procedimentos endovasculares extracardíacos) em pacientes adultos. 

A empresa será responsável pela internação, atendimento de intercorrências, acompanhamento do pré e pós-operatório, evolução clínica e de intercorrências em geral, incluindo procedimentos de consultas e exames pré e pós- cirúrgicos, fornecimento de mão de obra, materiais, medicamentos, insumos, equipamentos, internação e tratamento em unidade de cuidado intensivo (UTI).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.