Saúde

Quase 1.300 pessoas são operadas pelo SUS no Tocantins só em junho: 'eu esperava desde 2016'

Em todo o 2023, já foram 8.154 pessoas retiradas da fila de espera por uma cirurgia eletiva.

Por Redação
Comentários (0)

06/07/2023 14h57 - Atualizado há 9 meses
Mais de 200 pacientes saíram da fila

“Eu não conseguia trabalhar, devido o problema que eu tinha e hoje estou muito agradecida, pois a cirurgia foi maravilhosa”, relatou a paciente Maria Soneide Rodrigues dos Santos, moradora de Jaú do Tocantins, que desde 2017 aguardava uma cirurgia ginecológica e realizou no Hospital Regional de Miracema.

A paciente é uma das 1.288 vidas transformadas no mês de junho, pelo Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins, por meio de convênios com municípios e hospitais privados contratualizados.

Assim como Maria Soneide, a Maria Valdinete Pereira de Sousa, moradora de Palmas, também foi contemplada com uma cirurgia em junho e falou da alegria em ser atendida. “Graças a Deus eu realizei minha cirurgia que esperava desde 2016. Só tenho a agradecer por este programa que nos permitiu fazer a cirurgia e voltar a ter saúde”, afirmou.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, “a marca do mês de junho vem se repetindo em todo o ano de 2023, quando nossas equipes ultrapassaram os mil procedimentos mensais. Vale destacar que do total de 8.154 cirurgias, 5.755 foram feitas nos hospitais estaduais. Esse saldo positivo porque mostra o comprometimento dos profissionais de saúde em levar bem-estar para a população. Até junho, realizamos 76% do total de procedimentos feitos em 2022, que foram 10.712. Isso significa mais qualidade de vida dos tocantinenses”.

A ampliação das cirurgias se deu com a descentralização dos serviços, onde as cirurgias de baixa complexidade são direcionadas aos hospitais do interior. Desta forma, pacientes de Palmas são encaminhados para Miracema; de Gurupi, para Alvorada e de Araguaína, para Guaraí e Arapoema.

Com a medida, mais de 200 pacientes que estavam aptos já saíram da fila de espera. “tem sido gratificante contribuir para a melhora da qualidade de vida de tantas pessoas, não apenas da nossa região. Pois temos uma boa estrutura e conseguimos atender mais que a demanda diária”, afirmou a diretora geral do Hospital Regional de Miracema (HRM), Maria da Penha Bandeira.

“Conseguimos atender mais de 80 pacientes da fila de Araguaína e estamos à disposição para ampliar o atendimento. Nossas equipes estão motivadas e o secretário Afonso tem nos dado todo o suporte, bem como o Hospital Regional de Araguaína e a secretaria de saúde do município. Isso é gratificante, por ver as pessoas retomando suas vidas, com saúde”, destacou Cláudio Reis, diretor geral do Hospital Regional de Guaraí.

Em 2023, os três hospitais estaduais que mais se destacaram foram: o Hospital Geral de Palmas (1.076); o Hospital Regional Guaraí (517) e o Hospital Regional de Araguaína (475). Dentre os hospitais municipais, os três primeiros colocados são: Cristalândia (294); Tocantinópolis (266) e Sítio Novo do Tocantins (264).

Governo do Tocantins realiza 1.288 procedimentos eletivos no mês de junho

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.