Mercado exterior

Empresa do Tocantins estuda exportar farinha sabor pequi para Bélgica, Holanda e Portugal

A comercialização entre a Europa e o Tocantins já existe, mas o empresário quer expandir a venda dos produtos.

Por Redação 1.003
Comentários (0)

21/01/2020 16h27 - Atualizado há 4 anos
Produtos da farinha de mandioca que foram apresentados

O proprietário da empresa Naturale, José Arcanjo Pereira Júnior, estuda a viabilidade para exportar a farinha de mandioca sabor pequi produzida no Tocantins diretamente para países da Europa.

O empresário se reuniu com engenheira de alimentos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Verônica Gonçalves França, na manhã desta terça-feira (21), onde foi apresentada a formulação desenvolvida para serem processados e comercializados no exterior. 

A proposta é selecionar uma formulação desenvolvida especialmente para atender a demanda da empresa, neste caso farinha de mandioca pubada sabor pequi. Ao todo, a técnica da Seagro desenvolveu 13 formulações e destas três foram aprovadas e serão industrializadas nos próximos meses. A intenção é exportar este novo produto principalmente para a Bélgica, Holanda e Portugal.

De acordo com o proprietário da empresa, José Arcanjo, a comercialização entre a Europa e o Tocantins já existe, mas o empresário quer expandir a venda dos produtos agregados de valores. “Já fechamos a venda de duas toneladas de puba e, ainda no ano passado, exportamos o pequi in natura para estes locais, mas visamos crescer esse mercado consumidor com outros produtos diferenciados”, ressaltou.

O empresário diz ainda que pretende expandir a comercialização com produtos derivados do pequi e mandioca. “Pretendemos aumentar esse negócio e levar produtos de valores agregados no padrão de qualidade para o mercado europeu”, complementou.

Segundo a engenheira de alimentos, Verônica França, para tanto, a Secretaria de Agricultura auxiliará os produtores tocantinenses a se qualificarem. “E, assim, abrir novos mercados com produtos diferenciados tais como a farinha de mandioca temperada e saborizada com pequi, bem como outros produtos produzidos com frutos do cerrado”, projetou.

Agrotins 2020

Para incentivar essa atividade aos produtores tocantinienses, a gerência de Agroindústria da Seagro estará na Agrotins 2020, que será de 05 a 09 de maio, realizando oficinas de capacitação para ensinar o processamento adequado dos produtos da farinha, principalmente a farinha de puba, bem como apresentará diferentes formulações a base de frutos do cerrado.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.