Covid-19

Quase 140 pacientes na fila de espera por leitos no Tocantins; MP quer divulgação da lista

Pedido de divulgação é fundamentado no princípio constitucional da publicidade e duas leis.

Por Redação 814
Comentários (0)

23/03/2021 08h12 - Atualizado há 3 anos
Decisão está nas mãos da justiça

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) requereu à Justiça, nesta segunda-feira (22), que seja determinada ao Estado a obrigação de manter na internet, no portal Integra Saúde Tocantins, uma lista atualizada dos pacientes que aguardam leitos de UTI e leitos clínicos da modalidade Covid.

A requisição foi feita pela promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro, que atua na defesa da saúde em Palmas. “A informação acerca da quantidade de pacientes aguardando a disponibilização de leitos Covid é de extrema importância, devendo a informação ser pública e de conhecimento de todos, em especial nesse momento crítico”, avalia ela.

O pedido de divulgação é fundamentado no princípio constitucional da publicidade, na Lei de Acesso à Informação (Lei n º 12.527/2011) e também na Lei Estadual nº 3.457/2019, que obriga o Estado a publicar a lista de pacientes à espera de cirurgias eletivas.

Sobre esta última lei, a promotora de Justiça defende que sua interpretação ocorra em sentido amplo, visando cumprir o objetivo da sua elaboração, que é de garantir maior transparência aos cidadãos e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), devendo ser aplicada, nesse momento crítico e de colapso, também a pacientes com Covid-19.

A promotora de Justiça acrescenta que a própria Lei Estadual nº 3.457/2019 resguarda o direito à privacidade do paciente, ao especificar que, em vez de seu nome, conste na lista o número do seu Cartão Nacional de Saúde ou, caso ele ainda não tenha sido emitido, o documento oficial de identificação do paciente.

Desde a última semana, tanto o MPTO quanto a Defensoria Pública do Estado (DPE) vêm se manifestando perante o Poder Judiciário, inclusive em audiência da Vara da Saúde, solicitando transparência quanto à fila de espera por leitos.

Segundo informações levantadas pela 27ª Promotoria de Justiça da Capital nesta segunda-feira (22) junto ao Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário (Natjus), havia 66 pacientes na fila de espera por leitos de UTI Covid e 73 pacientes aguardando vaga de leito clínico Covid.

(Flávio Herculano/MPTO)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.