As inscrições estão abertas a pesquisadores mestres e doutores vinculadas a instituições do Estado.
Tradução do português para o inglês parece algo simples, mas quando se trata de assunto científico, requer o cumprimento de alguns requisitos como coerência, coesão, revisão, clareza e compreensão do texto.
Para apoiar o custo desse serviço ao pesquisador, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), dispõe de R$ 45 mil para beneficiar 30 tradutores, sendo R$ 1,5 mil para cada.
A submissão das propostas ocorrerá até o dia 30 de janeiro de 2020. Podem participar professores mestres e doutores com titulação comprovada que seja um dos autores dos artigos potenciais classificados como A1, A2, B1 ou B2 no sistema Qualis Capes.
Opinião
Para o professor Doutor em Ciências Veterinárias da UFT, campus Gurupi, Fabrício Souza Campos, a publicação de artigo científico no idioma inglês traz visibilidade ao trabalho do pesquisador tocantinense e internacionaliza o resultado dos seus estudos.
Segundo o pesquisador, dentro desse processo o tradutor tem um papel importantíssimo que exige experiência e vivência do profissional com o segmento. Campos é um dos pesquisadores que escreve seus próprios artigos em inglês e incentiva seus alunos a terem a mesma prática.
Inscrições
As condições de elegibilidade estão descritas no edital e podem ser conferidas pelo site. O pesquisador deve submeter sua proposta pelo endereço eletrônico traducao.artigo@fapt.to.gov.br e anexar a documentação exigida.