Palmas

Grupo privado assume gestão do maior aeroporto do Tocantins pelos próximos 30 anos

Empresa venceu o leilão realizado pelo Governo Federal.

Por Redação 1.258
Comentários (0)

09/03/2022 08h13 - Atualizado há 2 anos
Aeroporto de Palmas

O grupo CCR assume simultaneamente, nesta quarta-feira (9), a operação de nove aeroportos brasileiros, incluindo o da capital do Tocantins, Palmas. A empresa venceu a concessão realizada no ano passado pelo Governo Federal.

O grupo vai administrar 15 aeroportos em oito estados das regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. O investimento previsto é de R$ 4,8 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão.

O Aeroporto de Palmas - Brigadeiro Lysias Rodrigues é o principal aeroporto do estado de Tocantins. Fica a cerca de 20 km do centro da capital e, atualmente, é o 4º maior da Região Norte do Brasil em movimentação.

O aeroporto de Palmas foi inaugurado pela Infraero em 05 de outubro de 2001, e foi batizado com o nome de Lysias Rodrigues em homenagem à memória do heróico desbravador da região. O aeroporto tem capacidade para 370 mil passageiros/ano e conta com praça de alimentação para 200 pessoas, espaço cultural, 25 lojas de Aeroshopping, 12 balcões de check-in, terraço panorâmico e ambiente climatizado.

Sua infraestrutura inclui terminal de passageiros, torre de controle e instalações para o Grupamento de Navegação Aérea; seção Contra-Incêndio, com abrigo para viaturas, refeitório e salas de treinamento; dois terminais de combustíveis para abastecimento de aeronaves; portão com controle de acesso eletrônico, guaritas, estacionamento e edificações de proteção ao voo. 

OUTROS AEROPORTOS

Nesta primeira virada operacional, o Grupo CCR passa a ser responsável pelos aeroportos de Londrina e Bacacheri, no Paraná; Bagé, Pelotas e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul; Joinville, em Santa Catarina; Imperatriz, no Maranhão; Petrolina, em Pernambuco; e Palmas, no Tocantins. 

No dia 24, passa a operar os aeroportos de Goiânia, na capital de Goiás; de São Luís, capital do Maranhão, e de Teresina, na capital do Piauí. 

E, finalmente, em 31 de março, a CCR Aeroportos assume mais três: os de Curitiba e Foz do Iguaçu, no Paraná, e o de Navegantes, em Santa Catarina. Até o fim do primeiro semestre, a empresa assume o Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, concedido pelo Governo de Minas.

“A CCR Aeroportos tem como compromisso zelar pela segurança, oferecer serviços diferenciados e promover experiências únicas para nossos clientes. Para isso, pretendemos potencializar as vocações de cada aeroporto, fomentar o desenvolvimento sustentável das regiões onde estamos inseridos, os negócios, o turismo, a geração de empregos e a renda”, explica Cristiane Gomes, CEO da CCR Aeroportos.

Nossos primeiros movimentos

As primeiras mudanças que a CCR Aeroportos realizará estarão diretamente relacionadas à segurança, ao conforto e à experiência dos passageiros nos aeroportos. A companhia atuará na requalificação da infraestrutura, na sinalização, pintura, aplicação de nova identidade visual, higiene e limpeza, entre outros. Além disso, estas primeiras intervenções estão relacionadas às obrigações previstas no contrato de concessão.

A CCR Aeroportos disse que será uma parceira estratégica para empreendimentos, proporcionando novas opções de alimentação, varejo e demais serviços nos aeroportos. Como exemplo, a solução de wi-fi disponibilizada para os clientes terá sua velocidade aumentada em 10 vezes.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.