Sul do Estado

Gurupi já enfrenta falta de oxigênio em unidade de saúde; prefeita é notificada pelo MPTO

Pelos menos sete pacientes graves foram transferidos para o hospital regional.

Por Redação 1.132
Comentários (0)

12/03/2021 08h35 - Atualizado há 3 anos
Sete pacientes foram transferidos da UPA por baixa no estoque de oxigênio

A 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi oficiou, nesta quinta-feira (11), a Secretária Estadual de Saúde (SES) e a Direção do Hospital Regional de Gurupi (HRG) para que encaminhem, no prazo de 48 horas, informações sobre o planejamento para instalação de novos leitos de UTI na cidade e acionou também a Prefeitura para que explique a suposta falta de oxigênio na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h.

ANÚNCIO DE NOVOS LEITOS

Após o Governo anunciar a instalação de mais 20 leitos de UTI em Gurupi, o promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes solicitou ao Estado que envie a comprovação documental e memorial fotográfico acerca da habilitação do leitos, junto ao Ministério da Saúde, sobre o efetivo funcionamento dos 20 novos leitos de UTI Covid-19 e as providências que estão sendo adotadas para garantir a internação de pacientes abrangidos pela regional da Ilha do Bananal em leitos de UTI, em demais leitos do Tocantins e em outros estados, às custas da SES.

SUPOSTA FALTA DE OXIGÊNIO

A possível falta de oxigênio da UPA 24h também motivou o MPTO a realizar questionamento, desta vez ao Secretário Municipal de Saúde e à prefeita Josi Nunes, em razão de informações, publicadas na imprensa, de que a falta de oxigênio provocou a transferência de sete pacientes que estavam internados e entubados na Unidade e que teriam sido transferidos para o HRG. Os dados solicitados referem-se às medidas adotadas para solucionar o problema, a capacidade de ampliação e a relação das empresas fornecedoras. 

A Prefeitura de Gurupi informou que o fornecedor não está conseguindo fazer as entregas de cilindros devido à alta demanda. Ainda segundo a prefeitura, a transferência dos pacientes em estado mais grave foi uma medida preventiva devido uma diminuição de oxigênio.

"A medida foi tomada em razão do fornecedor ainda não ter conseguido fazer a entrega do material, pois a empresa em Goiânia está com uma demanda alta de distribuição de oxigênio", diz a nota.

O Hospital Regional de Gurupi está com 100% de ocupação nas UTIs. 

Como medida preventiva, o MPTO também requisitou à SES e ao HRG informações sobre a situação do estoque de oxigênio na unidade de saúde e se os pacientes transferidos da UPA 24h, na quarta-feira, estão recebendo os cuidados devidos.

PREFEITURA NEGA FALTA DE OXIGÊNIO

"A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi ressalta que nunca houve falta de oxigênio na Unidade de Pronto Atendimento, e que a transferência dos pacientes foi uma medida preventiva para que não corresse o risco de falta, devido a fornecedora não ter entregado o material.

A reposição de estoque foi feita no final da manhã desta quinta-feira, 11, e 20 cilindros estão garantidos e são suficientes para atender a demanda de baixa complexidade.

Os pacientes que foram transferidos para o Hospital Regional de Gurupi permanecem na unidade, mas com os equipamentos e auxílio dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde."

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.