Saúde bucal

HDT inaugura consultório odontológico em Araguaína e inicia atendimentos gratuitos

Serviço atende os pacientes com doenças infectocontagiosas.

Por Redação 1.169
Comentários (0)

10/03/2021 14h19 - Atualizado há 3 anos
Paciente sendo atendido

O Hospital de Doenças Tropicais em Araguaína (TO) deu início às atividades do consultório odontológico neste mês de março. Os atendimentos são voltados aos usuários dos programas de HIV/AIDS, hepatites, tuberculose e hanseníase desta unidade de saúde, por meio de procedimentos avaliativos e intervenções odontológicas.

A equipe de odontologia é composta por 03 cirurgiãs-dentistas e uma técnica em saúde bucal que atendem de segunda a sexta, manhã ou tarde, conforme agendamento prévio.

O usuário que desejar atendimento odontológico deve solicitar o encaminhamento com sua equipe de referência (SAE, dermatologia, pneumologia do hospital universitário) e dirigir-se até a Central de Agendamento do hospital para marcar sua avaliação inicial”, esclarece a chefe da Unidade Multiprofissional, Satila Evely.

Para o funcionamento do serviço, foi necessário reforma e adaptação de sala para montagem do consultório, aquisição de equipamentos de última geração e insumos, além da contratação das profissionais, por meio de concurso público.

A cirurgiã-dentista Thaíse Freitas explica que o HDT, por ser uma instituição que atende a um público com perfil muito específico, é comum deparar-se com pacientes apresentando alterações bucais, principalmente em decorrência da imunossupressão. “Sendo assim, a equipe de odontologia atua para auxiliar no diagnóstico de doenças orais, no tratamento e controle de lesões preexistentes, na prevenção de agravos à saúde sistêmica do paciente e ainda na promoção de saúde bucal”.

Sobre os atendimentos ofertados, a profissional destaca que atualmente são realizados procedimentos de biópsias, laserterapia, controle de biofilme em pacientes em estado crítico e, recentemente, com a inauguração do consultório odontológico, viabilizará a realização de procedimentos de atenção básica para os pacientes que estão em tratamento e acompanhamento.

A presença do cirurgião-dentista no ambiente hospitalar é reflexo dos avanços no entendimento da necessidade de assistência integral ao paciente, nesse sentido todos os esforços são direcionados à melhoria da saúde bucal e qualidade de vida dos usuários”, finaliza Thaise.

Hoje comecei o meu tratamento dentário e estou muito feliz e grato a Deus pela oportunidade de ter esse consultório, pois muitas vezes a pessoa não tem condições financeiras. Eu acredito que vai ajudar muitas pessoas”, disse um paciente que optou por manter o sigilo da sua identidade.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.