Flagrante na saúde

Vistoria flagra 7 UTIs bloqueadas no maior hospital público do Tocantins por falta de servidores

Vistoria foi realizada pela DPE, MPTO, MPF e OAB.

Por Redação
Comentários (0)

14/10/2022 06h48 - Atualizado há 1 ano
Leitos de UTI estão parados por falta de profissionais

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) identificou 07 leitos sem uso na Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) adulto do Hospital Geral de Palmas (HGP) por falta de profissionais qualificados para a atividade.

A vistoria foi realizada na manhã desta quinta-feira (13) em ação conjunta com o Ministério Público Estadual (MPTO), Ministério Público Federal (MPF) e Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins (OAB-TO).

Conforme o coordenador da Central de Atendimento em Saúde (CAS) da Defensoria Pública, Arthur Luiz Pádua Marques, na UTI para adultos, administrada pelo hospital, também foi identificado déficit de equipamentos, como computadores.

O defensor público explica que a situação, especialmente a dos leitos bloqueados por falta de pessoal, faz com que o estado tenha que contratar leitos em unidades particulares.

“A gente com demanda de pacientes precisando de leitos de UTI e com sete leitos bloqueados aqui porque não têm técnicos de enfermagem. Para se ter uma ideia, o protocolo diz que tem que ser dois técnicos de enfermagem para cada paciente, ali um técnico está com até seis pacientes (...). A equipe está adoecendo”, frisou.

Os integrantes da vistoria também estiveram na UTI pediátrica, atualmente com administração terceirizada, e a constatação é que o funcionamento e atendimento estão a contento.

Oncologia

Paralelo à vistoria nas UTIs, o coordenador do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), defensor público Freddy Alejandro Solórzano Antunes, e a responsável pela Comissão da Saúde da OAB/TO, promotora aposentada Maria Roseli de Almeida Pery, estiveram no setor de Oncologia do Hospital, onde foram detectados problemas como: falta de insumos e descarte inapropriado de material resíduo perfurocortante, como seringas, que hoje é feito em caixas de papelão.

Após a vistoria, o diretor-geral do HPG, Leonardo Toledo, e o diretor administrativo e financeiro, João Carlos Medeiros, receberam os órgãos de controle para uma reunião sobre os problemas detectados.

No caso dos leitos bloqueados, o diretor-geral reconheceu a situação, afirmando que a gestão tem tentado contratar profissionais com a qualificação necessária para atuarem em UTI.

Representantes dos órgãos de controle foram recebidos pela direção do Hospital
Resíduos perfurocortantes descartados de forma inadequada

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.