CERTAME

Divulgado resultado final do concurso da Educação; aprovados irão começar em janeiro de 2024

Aguardado há mais de 14 anos, o concurso oferta 5.242 vagas imediatas.

Por Eduardo Azevedo 6.917
Comentários (0)

30/11/2023 18h30 - Atualizado há 4 meses
Concurso da Seduc-TO ofertou mais de 5 mil vagas

O resultado final do concurso público da Educação do Tocantins foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE-TO) no início da noite desta quinta-feira (30), e também divulgado no site da banca organizadora, a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Muitas vagas não foram preenchidas.

Após uma longa jornada de estudos e preparação, milhares de candidatos aprovados agora aguardam a homologação do certame, que representa um passo importante para o efetivo ingresso nos quadros da Educação tocantinense.

» EDITAL Nº 01/2023 - Professor Regente, Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional

» EDITAL Nº 02/2023 - Professor Regente, na Educação Indígena

» EDITAL Nº 03/2023 - Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional, na Educação Indígena

Aguardado há mais de 14 anos, o concurso ofertou 5.242 vagas para o provimento dos cargos de professor da educação básica, coordenador pedagógico, orientador educacional e professor e coordenador na educação indígena. Atualmente, o salário inicial é de R$ 5.674,35.

O certame contou com um total de 35.986 inscritos e as provas foram realizadas no dia 11 de junho deste ano.  

Convocação

A convocação dos aprovados está prevista para ser realizada após o final deste ano letivo e será conduzida pela Secretaria da Administração, que irá orientar os novos servidores sobre os detalhes operacionais da posse, que será digital, incluindo a documentação necessária, procedimentos on-line e suporte técnico.

A Secad ressalta que a posse digital é pioneira e visa facilitar a logística para os novos servidores, especialmente para aqueles que residem em outros estados brasileiros, buscando eliminar barreiras geográficas, proporcionando uma experiência mais ágil e eficaz.

A formação e o início dos trabalhos para os novos professores da rede estadual de educação estão previstos para o mês de janeiro de 2024.

O governador Wanderlei Barbosa afirmou que o certame é uma das grandes ações do seu governo. “Esse concurso era aguardado há muito tempo e está sendo concretizado na nossa gestão, o que representa o compromisso com esses profissionais tão importantes para a formação dos nossos estudantes. Essa é, sem dúvida, uma das maiores conquistas realizadas este ano. Parabéns a todos os aprovados”.

Preocupação

A reportagem apurou que muitos cargos não foram preenchidos totalmente, sobretudo em municípios pequenos do interior do Estado, pois os candidatos não alcançaram a nota mínima exigida no edital.

O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, confirmou a informação. “Parabenizo os candidatos que lograram êxito no concurso e que em breve passarão a integrar o quadro de servidores públicos do Estado, por meio da nomeação e procedimentos de posse. Em função do não alcance de notas e requisitos mínimos, o quantitativo total de vagas não foi preenchido".

Possibilidades

Questionamentos já teriam sido realizados pelo Governo junto à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para avaliar a possibilidade de convocar candidatos classificados em cidades como Palmas, Araguaína e Gurupi para ocupar vagas em municípios sem aprovados. As informações preliminares da análise jurídica sugerem que essa ação pode não ser viável dentro do contexto legal estabelecido.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.