Homenagem

Antes de ser construído, Hospital Geral de Araguaína já recebe nome do avô de Olyntho

Olyntho Garcia de Oliveira foi pioneiro na cidade de Araguaína.

Por Agnaldo Araujo | Conteúdo AF Notícias 1.377
Comentários (0)

12/01/2022 06h00 - Atualizado há 2 anos
Deputado Olyntho Neto

O Hospital Geral de Araguaína (HGA) recebeu o nome de Olyntho Garcia de Oliveira, avô do deputado estadual Olyntho Neto e pioneiro na cidade. A unidade de saúde está sendo construída no residencial Jardim dos Ipês. A obra ainda está em fase inicial,

A lei com a denominação foi aprovada pela Assembleia Legislativa, sancionada pelo governador interino Wanderlei Barbosa e publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (11), data em que entrou em vigor.

O projeto que originou a lei foi apresentado na Assembleia pelo deputado estadual Valdemar Júnior (MDB).

O parlamentar justifica que o projeto tem por finalidade homenagear o "cidadão ilustre, pioneiro na cidade de Araguaína" - Olyntho Garcia de Oliveira (In Memoriam).

Olyntho Garcia de Oliveira era natural de Barretos- SP, nascido em 25 de outubro de 1924. Formado em Direto, ele foi lavrador, jornalista, militar, piloto, advogado produtor rural, industrial e comerciante.

Durante a segunda guerra mundial, alistou-se na Aeronáutica e foi selecionado para fazer o curso de piloto nos Estados Unidos (EUA). Nesse período, foi condecorado de forma honrosa pelos relevantes serviços prestados. Posteriormente retornou ao Brasil, onde passou a fazer parte da reserva do Quadro de Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB).

E foi na aviação comercial, com apenas 24 anos, que Olyntho teve o seu primeiro contato com o então norte goiano, onde liderava uma das rotas que fazia escala na cidade de Porto Nacional.

Em 1965, aposentou-se com 41 anos e mudou-se com a família para cidade de Goiânia, onde residia seus sogros. No ano seguinte, foi convidado por um amigo a conhecer a região do norte goiano, próximo às cidades de Araguaína e Xambioá, e ali comprou um pedaço de terra em uma pequena fazenda na região do município de Piraquê.

Olyntho foi responsável por fazer o segundo projeto Sudam do Estado de Goiás, em 1967, projeto que foi implantado com sucesso, existente até hoje e que lançou as bases de uma nova maneira de encarar a produção rural, com responsabilidade social, tema que apenas recentemente entrou nas pautas nacionais, mas que foi implementado desde o início pelo pioneiro empreendedor.

Na região, ele foi precursor do uso da inseminação artificial para agilizar o melhoramento genético de seus rebanhos. Um dos primeiros a investir em novilhos precoces e super-precoces no Estado, dentre outros destaques.

Depois, houve expansão de seus negócios pecuários com a aquisição de outras áreas rurais, onde diversificou para os setores de laticínios e avicultura, em Wanderlândia.

Em Araguaína, ao lado de sua família, Olyntho investiu no setor de hotelaria. O empresário e pecuarista também batalhou fortemente pela criação do Estado do Tocantins ao lado de Siqueira Campos, João Ribeiro e outros. Ele escolheu o estado para morar criar sua família, onde trabalhou até seu último dia de vida.

Lei sancionada

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.