Saúde

Hospital público realiza pela 2ª vez cirurgia de cardiopatia congênita em bebê no Tocantins

Serviço beneficia crianças que necessitam passar pelo procedimento sem sair do estado.

Por Redação
Comentários (0)

30/04/2021 16h24 - Atualizado há 1 semana
Procedimento dura cerca de duas a três horas

O Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou com sucesso a segunda cirurgia de cardiopatia congênita em uma bebê de 11 meses nesta sexta-feira (30).

A partir de agora, a unidade passa a ofertar este tipo de procedimento em pacientes com cardiopatias congênitas na hemodinâmica na unidade.

A cirurgia desta sexta-feira foi conduzida pelos médicos especialistas de São Paulo, em conjunto com a equipe multiprofissional qualificada do HGP. A previsão é de sejam realizadas mais cirurgias em quatro crianças neste fim de semana.

O cirurgião cardiologista Paulo Correa Calamita, especialista em intervenções em hemodinâmica e cardiopatia congênita, explica que o procedimento dura uma média de duas a três horas.

A incidência da cardiopatia congênita é de um paciente a cada 100 nascidos vivos. Em dois terços desta patologia precisam fazer uma correção, realizar o cateterismo, isso é bom, porque a internação é curta, alta médica em 24 horas após o procedimento. Por meio da tecnologia, realizamos uma pulsão nos vasos da perna ou do pescoço, tornando-a menos invasiva. Os pacientes certamente terão mais qualidade de vida, ganharão peso (ajudará no desenvolvimento)”, afirmou.

Ela sentia cansaço, dificuldade de ganhar peso, desde que nasceu teve acompanhamento médico e tomava medicação, mas foi necessária a cirurgia. Eu achei muito bom poder realizar o procedimento no HGP, sem precisar sair do Estado. Conversei com o médico e fiquei mais tranquila, senti segurança”, declarou a tia da criança, Ângela Bezerra, que veio de Colinas.

“É uma satisfação para o HGP poder ofertar um serviço que vem auxiliar no tratamento das crianças diagnosticadas com cardiopatias congênitas. Fizemos todos os esforços para beneficiar estes pequenos pacientes”, destacou o diretor administrativo do HGP, João Carlos Dias Medeiros.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2021 AF Notícias. Todos os direitos reservados.