Saúde

Hospital Regional de Araguaína realiza mais de 400 cirurgias ortopédicas neste início de 2023

Mais de 70% dos atendimentos são vítimas de acidentes de trânsito.

Por Redação
Comentários (0)

13/04/2023 14h41 - Atualizado há 1 ano
Hospital Regional de Araguaína

No primeiro trimestre de 2023, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou 420 cirurgias ortopédicas no Hospital Regional de Araguaína (HRA). O número corresponde a 32,58% da produção do centro cirúrgico da unidade, que contabiliza 1.289 procedimentos nesse período.

Dados do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HRA apontam que do total de pacientes ortopédicos acolhidos da unidade, com cirurgias, 306 pacientes relatam que sofreram algum tipo de fratura por acidente de trânsito, ou seja, 72.85%. Desses, 159 são residentes em Araguaína e os demais casos de outros municípios.

“Alguns tipos de fraturas recebidas na unidade necessitam de cuidados específicos, considerando o local, se é exposta ou fechada, condições clínicas do paciente, assim como condições de pele e evolução clínica do mesmo para posteriormente realizar sua programação cirúrgica”, destacou a enfermeira coordenadora da ortopedia, Luciana Costa. 

A diretora Multiprofissional do HRA, Fabiana Lima, ressaltou que “a ala ortopédica recebe um fluxo grande de pacientes e a equipe multiprofissional está sempre atuante, com assistência especializada, assegurando o cuidado necessário, até a realização da cirurgia”. 

“Graças ao suporte da Gestão Estadual em manter as unidades hospitalares abastecidas de medicamentos e insumos, temos conseguido dar resolutividade a muitos casos e promover giro de leito, com alta de pacientes que retomam suas vidas”, afirmou o diretor geral do HRA, Claudivan de Abreu.

O paciente Anísio Pereira da Silva sofreu um acidente de moto no município de Babaçulândia e foi acolhido no HRA. “Eu me sinto muito feliz pela forma como fui tratado aqui no hospital. Estou me sentindo muito bem, fiz a cirurgia e não senti nenhuma alteração, agora é voltar pra casa e retomar minha vida", afirmou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.