Denúncia

Idosa de 90 anos pode ter contraído a covid-19 dentro de hospital em Araguaína, diz família

Filha da idosa reclama da falta de informação sobre o estado de saúde da mãe.

Por Márcia Costa 1.796
Comentários (0)

29/03/2021 19h10 - Atualizado há 3 anos
Anita Maria de Jesus, tem 90 anos.

Familiares da idosa Anita Maria de Jesus, de 90 anos, suspeitam que ela tenha sido infectada pela covid-19 dentro do Hospital Regional de Araguaína (HRA), onde está internada à espera de uma cirurgia para retirada de um tumor.

Filha da idosa, Noelha Maria de Jesus disse que sua mãe passou alguns dias no Hospital Dom Orione, mas precisou ser transferida, pois a família não tem condições de pagar pelo procedimento cirúrgico.

Segundo ela, o tumor já está em estágio avançado, mas ainda não há confirmação se é um câncer. A cirurgia estava agendada para o dia 13 de março, data em que a idosa deu entrada no HRA, mas não foi realizada até agora.

“Eles sempre mudam a data da cirurgia. Quando a gente imaginou que a situação não podia piorar, minha mãe foi infectada pela doença [covid-19] dentro da unidade enquanto aguardava o procedimento e agora está dividindo espaço com mais pessoas infectadas", disse Noelha.

A filha reclama ainda da falta de informações por parte do hospital e garante que sua mãe não estava com a covid-19 quando deu entrada no HRA. “Não sabemos o que está acontecendo. Minha mãe é uma mulher de 90 anos, mas é dura e muito lúcida. Ela estava sentindo apenas fraqueza por não estar se alimentando bem. Porém, ela não entrou com esse vírus no Hospital Regional, pois havíamos feito exame no Hospital Dom Orione, que deu negativo para covid, e no dia 17 desse mês disseram que ela estava infectada, por isso não fizeram a cirurgia ainda", relatou Noelha Maria.

Conforme a filha, o mais estranho é que ela e outras pessoas que estavam no mesmo quarto do hospital não teriam sido infectadas. “Cheguei a passar alguns dias acompanhando minha mãe internada, e no mesmo quarto tinha outras pessoas, mas ninguém contraiu o coronavírus, só colocaram minha mãe de quarentena", questiona.

O que diz a Secretaria de Estado da Saúde 

"A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que a paciente citada foi transferida do Hospital Dom Orione para o Hospital Regional de Araguaína no dia 13/03, onde foi atendida na ala de cirurgia geral, quando apresentava um quadro clínico grave. Foi solicitado o suporte de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Clínica no dia seguinte, confirmando a gravidade do caso. A paciente aguardava ser estabilizada para ser submetida ao procedimento cirúrgico. Durante a internação após apresentar sinais e sintomas (considerando a janela imunológica que é de cinco dias), não se pode afirmar que houve contaminação no HRA, visto que a paciente já se encontrava em outra Unidade Hospitalar. Ali apresentou um quadro gripal  e foi submetida à testagem para Covid-19, apresentando resultado positivo.

A SES esclarece que a paciente segue em sala de estabilização, com o devido cadastro para vaga de UTI Covid-19, aguardando na fila de Regulação Estadual".

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.