Educação

Idosas tocantinenses voltam à escola depois dos 70 anos para aprender a usar a tecnologia

Uma tem 72 e a outra, 73 anos. Elas estudam em Goianorte.

Por Redação
Comentários (0)

02/10/2020 10h54 - Atualizado há 3 anos
Idosas que voltaram à escola

Motivadas pelas exigências tecnológicas, as senhoras Maria do Carmo da Silva, 73 anos, e Gilda Joana da Silva, 72 anos, retomaram os estudos depois de 50 anos fora da escola.

Maria do Carmo deseja aprender a utilizar o seu cartão do banco, e Gilda almeja ter maior aproximação da família e amigos por meio do aplicativo WhatsApp.

Esses foram os motivos que levaram as duas estudantes a buscarem as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Morro do Mato, localizada em Goianorte.

Elas cursam o 1º segmento, mas já perceberam que os estudos estão modificando suas vidas. “Voltei para a escola para aprender a ler e a escrever corretamente. Não tinha estudado antes, porque a fazenda dos meus pais ficava distante da escola e tive que ajudar a cuidar dos meus irmãos”, contou Maria do Carmo.

Gilda também falou das dificuldades em frequentar uma escola na idade certa. “Eu tinha que trabalhar na roça para ajudar a colocar alimentação em casa”, frisou.

Encantadas com as novas perspectivas que a escola oferece, as duas estudantes aproveitam o máximo que podem para aprender. Elas estudam no período noturno e, durante a pandemia, com a implementação das atividades não presenciais nas escolas, receberam materiais didáticos para estudarem em casa, como os cadernos de Matemática e Língua Portuguesa. Além disso, elas contam com a ajuda dos professores e coordenadores pedagógicos que sempre ligam para saber como elas estão ou se há alguma dificuldade para aprender.

Maria do Carmo expressa uma vida sem estudos. “Sem essa oportunidade de aprender, a vida fica mais triste, sem esperança de uma vida melhor”, comentou. Para Gilda, uma vida sem estudos é como uma lâmpada apagada. “Viver sem saber ler ou escrever é viver no escuro, sem a luz do dia. Por isso falo para os jovens acordarem para a vida e estudarem mais”, destacou.

A diretora da escola, Jubiane Alves de Souza, explicou que a unidade de ensino tem um cuidado especial com os alunos da EJA. “Para manter contatos com esses estudantes, cuja maioria não utiliza as redes sociais, ligamos para eles. E os que estão tendo dificuldades para aprender, agendamos dois dias por semana para eles irem até a escola e lá um professor tira as dúvidas e dá as orientações necessárias. Fazemos isso observando os protocolos de segurança e como forma de motivá-los a não desistirem de estudar”, explicou. 

A educadora Maria Rita Rodrigues Amaral, assessora da Educação de Jovens e Adultos, Diversidade e Escola do Campo da Diretora Regional de Educação de Guaraí, esclareceu que mantém contato constante com a escola e com os professores.

“Estamos ligando para saber como está acontecendo o processo de busca e devolução das atividades e como os professores estão fazendo esse trabalho. E quando recebi o depoimento dessas duas senhoras, me senti realizada profissionalmente. Fico muito feliz com essas histórias”, afirmou.

Diretora Jubiane

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.