Tocantins

IFTO e Ameto vão lançar edital para cursos na área da mineração durante a Agrotins 2023

Iniciativa pretende atender as regiões com empreendimentos minerários.

Por Redação
Comentários (0)

01/02/2023 06h05 - Atualizado há 1 ano
IFTO e Ameto assinam o termo

A Agência de Mineração do Tocantins (Ameto) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) assinaram, nesta terça-feira (31/01), o termo de cooperação técnica entre as duas instituições com o objetivo de implantar cursos voltados à área de mineração.

A previsão é de que o lançamento oficial do primeiro edital de seleção para os cursos acontecerá na 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), prevista para ocorrer em maio. 

O projeto desenhado pela Ameto e IFTO pretende atender as regiões com empreendimentos minerários, podendo ser ampliado para outras localidades de acordo com demanda de cada local.

No encontro, o presidente da Ameto, Mauro Mota, reforçou o interesse do Governo do Estado com a implantação desses cursos, uma vez que conhece a capacidade da mineração no estado e seu crescimento.

“A Ameto tem buscado atender as demandas de mão de obra qualificada das empresas de mineração. Desse modo, a troca entre Agência e IFTO tem como objetivo principal a implantação de cursos técnicos e de qualificação intermediária para suprir as necessidades do setor e da população que precisa de qualificação específica para ser contratada pelo mercado”, afirmou.

O reitor do IFTO, Antônio da Luz destacou a importância da articulação entre as duas instituições. “Com a assinatura do termo, nós damos o primeiro passo na concretização da parceria que já iniciou no ano passado com as discussões e o trabalho de planejamento. Agora, avançamos na finalização das primeiras ações que vão ser solidificadas através de cursos técnicos oferecidos a toda comunidade tocantinense”, declarou.

Agrotins 2023

No encontro, o IFTO definiu sua participação na Agrotins juntamente com a Ameto, no Pavilhão da Mineração. “A nossa expectativa é de fazermos o lançamento do edital de seleção já durante a Agrotins, levando mais uma novidade à feira. E, também a participação conjunta entre IFTO e Agência durante a feira para demostrar para sociedade tocantinense um conjunto de ações que estão sendo planejadas para fortalecermos a área de mineração no nosso estado”, explicou o reitor.

O presidente da Ameto destacou que a feira é uma importante vitrine para a mineração. “O Governo do Tocantins pretende que o setor cresça e avance, mas de modo sustentável, então ele precisa ser pensado com criticidade, considerando diversos âmbitos da sociedade. Nosso intuito, enquanto Agência, é fomentar a mineração, mas promovendo a interação entre o campo científico e industrial; tratando economia e empregabilidade, mas também ciências e tecnologia, tornando assim a mineração do Tocantins referência no Brasil e no mundo”, enfatizou.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.