Assentamentos

Ação do MPF contra Incra e Governo Federal cobra recuperação de estradas em Araguaína

As estradas estão em péssimas condições e atrapalham a circulação dos trabalhadores rurais.

Por Redação 610
Comentários (0)

08/07/2019 11h46 - Atualizado há 4 anos
Recuperação de estrada

O Ministério Público Federal em Araguaína ajuizou uma ação judicial contra o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a União Federal no dia 02 de julho.  

O objetivo é obrigar o Incra e a União a realizarem obras emergenciais de manutenção e conservação nas estradas existentes no Projeto de Assentamento Paraíso (PA Paraíso), localizado no município de Araguaína, além de obras de construção das estradas previstas e ainda não implementadas.

As condições das estradas do PA Paraíso são acompanhadas pelo MPF desde 2015, quando foi instaurado inquérito civil a partir de representação da Câmara de Vereadores da cidade, denunciando a falta de transporte escolar adequado no local. Desde então, nenhuma obra de conservação e manutenção foi realizada, o que resultou em piora na mobilidade dos moradores.

Já em 2019, em vistoria realizada pelo próprio Incra, foi constatado que as estradas do PA Paraíso se encontram em condições precárias, com trechos sem qualquer condição de tráfego.

Dos 53,9 km de estradas pré-definidas no georreferenciamento do Projeto, apenas 20,8 km foram construídos, os quais, no entanto, encontram-se sem condições de uso por falta de obras de conservação e manutenção, em prejuízo à circulação dos trabalhadores rurais, bem como ao transporte escolar e ao escoamento da produção agrícola.

Na ação, o MPF requer que a justiça mande o Incra e a União realizarem obras de conservação e manutenção das estradas existentes e obras de construção das estradas previstas e ainda não implementadas no Projeto de Assentamento Paraíso, com início das obras de conservação e manutenção no prazo máximo de 90 dia.

(MPF/Ascom)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.