Ação da DPE

Comunidade Ãwa Canoeiro vive sem acesso à saúde, educação e com estrada bloqueada por fazendeiro

Equipe da Defensoria Pública esteve na comunidade para atendimento jurídico.

Por Redação
Comentários (0)

06/12/2022 10h21 - Atualizado há 1 ano
Indígenas durante atendimento da Defensoria Pública.

A comunidade indígena Ãwa Canoeiro, que vive na região de Lagoa da Confusão, a 228 km de Palmas, enfrenta uma série de dificuldades relacionadas à garantia de direitos, como acesso à saúde, educação e até mesmo acesso à aldeia.

A situação foi identificada pela equipe da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), que esteve na comunidade para atendimentos jurídicos individuais e coletivos. A iniciativa é do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora).

A dificuldade de acesso à aldeia se dá porque o tempo de percurso pelo Rio Javaés é de quase três horas, o que é feito por meio de embarcação de pequeno porte. Além do tempo, o custo com combustível é alto para a comunidade, que conta com dez famílias.

Há uma passagem por terra em que o percurso é feito no tempo médio de cinco minutos, porém, a estrada passa por dentro de uma propriedade particular em que a travessia não é permitida.

No local, a Defensoria Pública encontrou homens que atuavam na vigilância da propriedade. O veículo da Instituição conseguiu fazer a travessia pela propriedade, mas só depois de o defensor público Arthur Luiz Pádua Marques explicar a ação da Defensoria Pública na aldeia. O veículo foi filmado por um dos trabalhadores e, então, seguiu ao encontro dos Ãwa Canoeiro para o atendimento jurídico, realizado na quinta-feira, 1º de dezembro.

A longa distância a ser percorrida pelo rio e a dificuldade de acesso por terra causam uma série de problemas. Um deles é a limitação das idas e vindas à aldeia, tanto por parte dos indígenas, quanto para instituições de apoio. Com o alto custo para o combustível da embarcação, os indígenas acabam reduzindo as idas à cidade para compra de suprimentos. A situação leva, ainda, à desassistência de serviços públicos essenciais.

É uma comunidade que está isolada, que sofre muita violência, muito preconceito, que vive sem estrutura. Hoje o grande problema é o acesso à estrada, pois os grandes fazendeiros não facilitam a entrada e passagem. Então, o Nucora veio para tomar as providências cabíveis, seja no poder público ou diretamente com os fazendeiros, que ainda resistem em oportunizar acesso aos membros dessa comunidade”, declarou o defensor público.

Para o cacique Watoxire Tuxi Silva Ãwa, a presença da Defensoria Pública na comunidade é motivo de celebração. “Ter a Defensoria aqui é mais uma conquista e confirmação de que agora o povo Ãwa Canoeiro é visto como povo, pois por muitos anos não éramos visto, não éramos conhecidos, não reconheciam a nossa luta, pois éramos invisíveis. Essa visita é muito importante para mostrar que, mesmo sendo a minoria, somos também um povo, com a sua cultura, identidade e resistência", destacou.

Em busca de ajuda

A visita aos indígenas foi motivada após a liderança Kamutaja Silva Ãwa procurar a Defensoria Pública, no dia 11 último, para relatar uma série de demandas que preocupa a comunidade, entre elas, a insegurança territorial, falta de acesso à educação, e necessidade de educação em direitos indígenas.

Na questão da educação, a DPE já vinha acompanhando a situação dos Ãwa Canoeiro. Não houve aulas para as crianças da comunidade durante todo o ano. Após intermediação do Núcleo Especializaddo, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informou na quarta-feira última, 30, que a comunidade terá uma unidade escolar em funcionamento no início do próximo ano letivo, em fevereiro de 2023.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.