Prêmio Educador Transformador

Projetos inovadores podem concorrer ao 2º Prêmio Educador Transformador; inscrições abertas

Desta vez, a disputa prevê a realização de etapas estaduais, regionais e nacional.

Por Redação
Comentários (0)

26/01/2024 16h15 - Atualizado há 3 meses
Prêmio tem 7 categorias

As inscrições para a 2° edição do Prêmio Educador Transformador estão abertas até o próximo dia 05 de fevereiro. A iniciativa busca identificar, reconhecer e divulgar projetos educacionais inovadores que estejam alinhados aos princípios da Educação Empreendedora, além de serem desenvolvidos por professores em instituições de ensino públicas ou privadas. 

O professor candidato poderá inscrever um ou mais projetos nas sete categorias do prêmio: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano); Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano); Ensino Médio; Educação Profissional; Educação Superior; e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Os projetos inscritos serão avaliados com base em critérios que incluem a relevância e o impacto do projeto, inovação e criatividade, envolvimento da comunidade escolar, desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes, e o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Izana Assunção, analista do Sebrae, ressalta que o prêmio Educador Transformador é uma oportunidade para os profissionais de Educação do Tocantins serem reconhecidos pelos seus trabalhos inovadores. “Professores, inscrevam seus projetos e façam parte dessa transformação educacional. Para o Sebrae Tocantins, é um orgulho conhecer e reconhecer projetos tão lindos e expiradores”, pontua. 

Na edição anterior, cerca de 2,9 mil projetos foram inscritos em todo o país. Desta vez, a disputa prevê a realização de etapas estaduais, regionais e nacional. O anúncio dos vencedores na etapa final está previsto para o fim de abril, durante a 29ª edição do Congresso Internacional Bett Brasil, que acontecerá em São Paulo (SP). Os três primeiros colocados em cada uma das sete categorias receberão certificado de participação. O primeiro colocado receberá troféu, pacote de participação em missão nacional para um evento de educação e um notebook. 

A gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, Edleide Alves, destaca a relevância de realizar premiações que estimulem ainda mais os educadores em sala de aula.

“É um reconhecimento a esses atores indispensáveis à qualidade da escola, o berço de futuro. Por meio do desenvolvimento de um projeto educacional, da prática em sala de aula, com a mobilização de saberes, habilidades e comportamentos, é possível gerar pequenas conquistas que transformam a realidade daquela escola, da comunidade e do país”, ressalta. 

Para realizar a inscrição, acesse o site oficial do Prêmio Educador Transformador, por meio do endereço eletrônico https://educadortransformador.com.br/.

“Juntos, podemos fazer a diferença na educação do Tocantins e inspirar a próxima geração de empreendedores e inovadores”, finaliza Izana. 

Educação Empreendedora Sebrae 

Criado em 2013 pelo Sebrae, o Programa de Educação Empreendedora do Sebrae. Hoje chamado de Programa Educação Que Transforma, já alcançou 97% dos municípios brasileiros, com 13,5 milhões de atendimentos a alunos e mais de 1 milhão de professores assistidos, com ações que oferecem formação e capacitação, com ferramentas e metodologias pedagógicas específicas.

Depois da aprovação da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Empreendedora ganhou força na educação formal brasileira, uma vez que o desenvolvimento de competências empreendedoras está alinhado às novas diretrizes da Educação no país, sendo conteúdo transversal no documento.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.