Protesto

Instituto arrecada recursos para grande ato contra Marco Temporal das terras indígenas no Tocantins

Evento vai reunir lideranças dos 12 povos indígenas do estado.

Por Redação 660
Comentários (0)

07/11/2022 08h28 - Atualizado há 1 ano
Indígenas de todo o Brasil lutam contra a aprovação do Marco Temporal

A campanha 'Tocantins Indígena pela Vida' chegou ao seu último mês de arrecadação em novembro. Criada em junho deste ano pelo Instituto Indígena do Tocantins (INDTINS), a iniciativa visa angariar fundos para realizar um grande ato contra o Marco Temporal, uma medida judicial que está sendo julgada no Supremo Tribunal Federal (STF) e que pode restringir as demarcações de Terras Indígenas.

O Marco Temporal é uma tese que propõe que sejam reconhecidos aos povos indígenas somente as terras que estavam ocupadas por eles na data de promulgação da Constituição Federal – 5 de outubro de 1988.

O protesto, denominado Acampamento Terra Livre (ATL) do Tocantins, reunirá em Palmas as lideranças dos 12 povos indígenas do estado. O vice-presidente do INDTINS, Paulo André Karajá, explica a importância da manifestação.

“Além de reivindicar o fim do Marco Temporal, pela primeira vez nós vamos reunir todos os Povos do estado, a intenção é realizar uma grande discussão sobre os problemas que as comunidades sofrem para nós levarmos essas demandas ao governos estadual e federal”, explicou.

Diretamente de Cairo, no Egito, o professor de inglês Bruno Bastos já doou para a campanha. Ele conta os motivos de ter colaborado com a ação.

“Pensar globalmente, agir localmente. Essa é a razão que me leva a contribuir financeiramente com o INDTINS. A questão indígena no Brasil e mundo é uma que demanda mudanças de pensamento, mas sobretudo de ações políticas. Tais mudanças não ocorrerão, contudo, se as demandas indígenas locais não estiverem no centro do debate.”

Para doar basta fazer uma transferência para o pix comunicaindtins@gmail.com, a meta da campanha é chegar a 50 mil reais arrecadados. Os recursos serão usados no transporte das lideranças, na alimentação durante o evento.

Além das manifestações contra o marco temporal e do envio de reivindicações coletivas ao Governo, o movimento também pretende realizar formações para capacitar as comunidades em meios de captação de recursos para preservação do meio ambiente e promoção da cultura originária.

Conheça o INDTINS

Lutando há 20 anos pelos direitos dos Povos Indígenas, o INDTINS compõe o Conselho de Promoção de Igualdade Racial do Tocantins (CEPIR), foi uma das organizações responsáveis pela realização do I encontro Nacional de Políticas públicas de Segurança e proteção da Mulher Indígena, e encaminha denúncias de exploração do meio ambiente e violação dos direitos originários para a imprensa e à Justiça.

Para acompanhar as ações do INDTINS basta seguir suas redes sociais InstagramFacebook e Twitter, ou se inscrever em sua newsletter preenchendo um formulário online.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.