IFPA

Instituto federal abre 320 vagas para diversos cursos de graduação em 7 municípios do Pará

Vagas são para quem concluiu ensino médio ou vai concluir ainda em 2022.

Por Redação
Comentários (0)

24/10/2022 15h05 - Atualizado há 1 ano
Instituto Federal do Pará

Um processo seletivo oferta 320 vagas em cursos de graduação do Instituto Federal do Pará (IFPA) distribuídos em sete municípios.

Os candidatos podem escolher entre os cursos de Gestão Hospitalar, em Terra Alta, Educação do Campo, em Irituia, Engenharia Civil, em Belterra, Agronomia, em Prainha, Engenharia Ambiental e Sanitária, em Ipixuna do Pará, Gestão Ambiental, em Abaetetuba e Engenharia Sanitária e Ambiental, em Vigia.

As vagas ofertadas são destinadas aos candidatos que concluíram o ensino médio ou equivalente, ou ainda concluirão no ano letivo de 2022. Haverá reserva de vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet até às 23h59 do dia 14 de novembro. Será cobrada uma taxa de R$ 20,00, no entanto, candidatos que comprovadamente tenham cursado todo o ensino médio em escola pública e sejam cadastrados no CadÚnico e Pessoas com Deficiência têm direito à isenção total do pagamento da taxa. 

O processo seletivo será composto por três fases. A primeira, de caráter eliminatório, consiste no preenchimento do formulário de inscrições, pagamento do boleto bancário ou solicitação isenção da taxa de inscrição. A segunda etapa, eliminatória e classificatória, é a prova de conhecimentos, realizada no município onde o curso escolhido será ofertado e composta por redação e 35 questões objetivas. Essa fase está prevista para ocorrer no dia 06 de novembro. 

Por fim, na terceira etapa, de caráter eliminatório, será feita a habilitação de matrícula, com análise de documentos comprobatórios e procedimentos de heteroidentificação dos candidatos autodeclarados pretos e pardos (negros), grupo optante e bonificação.

Será atribuído um bônus de 10% sobre a pontuação final ao candidato que cursou pelo menos um dos anos do ensino médio, ou estejam cursando o último ano, no município/distrito em que o curso será ofertado ou que resida no município/distrito no qual o curso será ofertado há pelo menos um ano, a contar da data de publicação do edital.

O edital, link de inscrição e demais informações estão aqui.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.