Eleições 2022

Prefeita que apoia Bolsonaro é suspeita de tentar dificultar votação de indígenas no 2º turno

Em razão do impasse, TRE vai ceder veículos traçados para o transporte dos indígenas.

Por Conteúdo AF Notícias 3.138
Comentários (0)

26/10/2022 17h43 - Atualizado há 1 ano
Prefeita Maria Aparecida é apoiadora do presidente Jair Bolsonaro

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) vai ceder 12 veículos com tração 4x4 para transportar indígenas de Itacajá que irão votar no 2º turno das eleições neste domingo (30).

“A determinação é para que nenhum eleitor deixe de comparecer às urnas por falta de transporte”, disse o juiz eleitoral Carlos Roberto de Sousa Dutra.

A atuação do TRE-TO ocorreu depois que a Prefeitura de Itacajá informou que os veículos cedidos por empresários e candidatos durante o 1º turno não seriam mais disponibilizados para a votação do dia 30 de outubro. A prefeita do município é Maria Aparecida Lima Rocha Costa.

Em ofício encaminhado ao juiz eleitoral Carlos Roberto Sousa Dutra, a prefeitura disse que vai ceder apenas 03 ônibus escolares próprios e um veículo Jeep Compass para o transporte de eleitores no município durante o 2º turno.

A prefeitura disse ainda que, no 1º turno, recebeu ajuda de custo por meio de doações para abastecimento dos demais veículos e acrescentou que os automóveis locados estão à disposição da Justiça Eleitoral, caso queira abastecê-los e usá-los no 2º turno.

“Informamos ainda que os veículos que fizeram o transporte do eleitorado indígena no 1º turno foi doação dos comerciantes locais. Sendo que, para o 2º turno, os mesmos não se propõem a fazê-lo”, acrescentou a prefeitura.

Indígenas denunciam assédio eleitoral

Em meio à polêmica, os indígenas denunciaram assédio moral e eleitoral dentro e fora do território Krahô, em Itacajá, nesse 2º turno das eleições.

Segundo eles, a prefeitura não irá fornecer os veículos pelo fato de a prefeita Maria Aparecida apoiar o presidente Jair Bolsonaro (PL). “Os eleitores indígenas não apoiam tal candidatura, portanto a prefeita está fazendo de tudo para dificultar o percurso dos indígenas até as urnas”, argumentam.

No 1º turno das eleições, Lula (PT) obteve 62,94% (2.666) dos votos válidos em Itacajá, contra 32,27% (1.367) de Bolsonaro (PL).

Votação será no dia 30

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.