Eleição

Juiz dá bronca em candidato que pediu recontagem por receber só 66 votos: 'se conforme'

Sentença foi para as redes sociais e gerou uma série de memes.

Por Redação 1.355
Comentários (0)

21/12/2020 16h48 - Atualizado há 3 anos
Cabine de votação

A sentença de um juiz da 61ª zona eleitoral na Paraíba viralizou nas redes sociais. Na decisão, o magistrado Euler Paulo de Moura Jansen repreende Advanilton dos Santos Amarante (PTB), candidato ao cargo de vereador da cidade de Bayeux, após ele pedir a recontagem dos votos que recebeu nas eleições municipais de 2020.

Na solicitação, o político afirmou "haver divergência ao resultado divulgado oficialmente pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral)". Amarante recebeu 66 votos.

O juiz começa o texto da sentença dizendo que o político "estava com muito tempo livre", o que não há "nesta Justiça Eleitoral nem na Comum", na qual continua a trabalhar cumulativamente, reforçou o magistrado.

"Inconsistência com o quê? Com o seu 'achar'? Cadê a prova dessa inconsistência? Trouxe algum BU [boletim de urna] colado em porta de seção que teve voto diferente? Não existe isso de recontagem no sistema eletrônico de votação e apuração, pois o computador, quando soma 1+1, NUNCA vai dar diferente da soma que fez na primeira vez", escreveu o juiz.

"Se ninguém nunca lhe disse isso, eu vou dizer: 'O sigilo do voto e a indevassabilidade da cabine de votação' servem de fato para o eleitor trair quem ele disse que ia votar e, efetivamente, votar noutro que ele realmente queira. Ou seja, servem para o eleitor ficar longe de promessa, longe de conveniência e perto, apenas, de sua vontade. Se conforme", finalizou o magistrado, negando o pedido.

A sentença foi para as redes sociais e gerou uma série de memes e comentários sobre o caso.

Veja mais

+ Candidato que tirou apenas 58 votos em Araguaína não se conforma: 'fui vítima do hacker'

(As informações são do Correio Braziliense)

Decisão do juiz

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.