Goiatins

Justiça anula eleição da presidência de Câmara de Vereadores devido a ilegalidades

A eleição foi antecipada em seis meses com 'interesses políticos', segundo os vereadores.

Por Redação 1.234
Comentários (0)

09/11/2018 09h25 - Atualizado há 5 anos
Eleição da presidência é anulada pela Justiça

A Justiça acatou um Mandado de Segurança e tornou sem efeito a eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Goiatins, no norte do Estado. A decisão é do juiz Luatom Bezerra Adelino de Lima, proferida na quarta-feira (7).

O magistrado também tornou sem efeito a Resolução da Câmara nº 06/2017 que antecipou a eleição da presidência sem observar o que estava previsto na Lei Orgânica Municipal.

O Mandado de Segurança foi impetrado pelos vereadores Francisco Pereira da Silva, Rubens Ferreira de Araújo, Domingos Sousa de Aguiar e Gideão de Sousa Brasileiro contra o atual presidente Max Luz, que tinha sido reeleito para o cargo. Eles denunciam prática de "ato ilegal, abusivo e nulo".

Conforme a Lei Orgânica, a eleição da Mesa da Câmara, para o segundo biênio do mandato, deve ser realizada na última sessão ordinária do ano, considerando-se automaticamente empossados os eleitos a partir de 1º de janeiro do ano seguinte. Porém, a eleição foi antecipada em seis meses com "interesses políticos", segundo os vereadores.

Eles também denunciam o fato de que a resolução foi votada e aprovada sem seguir o trâmite regimental e na ausência de muitos vereadores, que sequer tinham conhecimento da matéria.

Cabe recurso da decisão.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.