Na mesma semana

Justiça arquiva sindicância contra delegado e impõe 2ª derrota ao governo Carlesse

Justiça já anulou a remoção de delegados que apuravam denúncias de corrupção.

Por Redação 1.099
Comentários (0)

13/08/2021 16h58 - Atualizado há 2 anos
Delegado Guilherme Rocha

A Justiça determinou o arquivamento de uma sindicância investigativa aberta pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) contra o delegado Guilherme Rocha Martins após entrevista concedida ao programa Fantástico, da Rede Globo, sobre suspeitas de um esquema de corrupção na gestão do governador Mauro Carlesse (PSL).

O arquivamento foi determinado nesta quinta-feira, 12 de agosto de 2021, pelo juiz Nilson Afonso da Silva. Já a entrevista foi concedida no ano de 2019. Na época, a abertura da sindicância foi vista pela categoria como uma tentativa de retaliação e perseguição por parte do governo. Além disso, vários delegados foram removidos e, consequentemente, destituídos de investigações contra aliados do Palácio Araguaia. 

Em novembro de 2019, o delegado Guilherme Rocha foi afastado da delegacia que apurava casos de corrupção. Ele conduzia um inquérito que investigava um contrato de R$ 29 milhões da Agência Tocantinense de Obras (Ageto) e outro sobre funcionários fantasmas no Governo do Tocantins e na Assembleia Legislativa. A operação chegou a realizar buscas dentro do próprio Palácio Araguaia, a sede do governo.

Quando soube que estava sendo alvo de sindicância, o delegado escreveu: "A corrupção se fortalece na obscuridade e no silêncio. A publicidade, por meio da imprensa livre (pilar do Estado Democrático de Direito), tem papel fundamental no combate à corrupção".

Desde então, a Polícia Civil do Tocantins nunca mais deflagrou nenhuma operação de combate à corrução em órgãos do Estado.  

Na decisão de arquivamento, o juiz cita "a ausência de justa causa para a instauração do processo administrativo" e também o fato de a entrevista ter sido “devidamente precedida de comunicação à Diretora de Polícia da Capital”.

O magistrado também destacou os Direitos Fundamentais à Liberdade de Expressão, previstos no artigo 5º, inciso IV, da Constituição Federal de 1988, que garante ser livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.

Para a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Tocantins (Sindepol/TO), Sarah Lilian de Souza, essa é mais uma grande conquista para a classe, a segunda apenas nesta semana.

Estamos vigilantes sobre os nossos direitos e contentes pela justiça do Tocantins também estar. Vamos continuar lutando em defesa dos nossos filiados sempre que necessário”, argumenta.

REMOÇÃO ANULADA

Nesta semana, a Justiça também determinou a anulação da remoção de delegados de Polícia Civil do Tocantins que apuravam denúncias de corrupção no Tocantins.

VEJA MAIS

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.