Decisão

Justiça dá 10 dias para Governo instalar leitos de UTI no Hospital Regional de Augustinópolis

Leitos deverão ter ventiladores, bombas e pessoal treinado.

Por Redação
Comentários (0)

21/07/2020 08h45 - Atualizado há 3 meses
Hospital Regional de Augustinópolis

A Justiça estipulou o prazo de 10 dias para que o Estado do Tocantins instale 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Regional de Augustinópolis para atender pacientes com covid-19.

A decisão liminar proferida após pedido do Ministério Público do Tocantins (MPTO) em ação civil pública, foi proferida no dia 17 de julho pela 1ª Escrivania Civil de Augustinópolis.

O prazo para a instalação é de 10 dias, no entanto, foi concedido ao Estado o prazo de cinco dias para que junte o plano de instalação aos autos, indicando ainda com precisão, a data final para conclusão, sob pena de multa diária de R$ 3 mil.

A decisão estipula que os leitos de UTI deverão ter estrutura completa com ventiladores, bombas, desfibriladores, isolamento, monitor, além de pessoal treinado e capacitado para o manejo e acompanhamento de pacientes com suspeita de coronavírus.

Sobre a ação

A ação civil pública foi ajuizada no dia 18 de maio sob a justificativa de que a unidade de saúde, referência para 23 municípios da região do Bico do Papagaio, não possuía nenhum leito de UTI.

A ação judicial do MPTO considerou o fato de que já se encontra estabelecida na Programação Anual da Saúde para 2020 a instalação de 10 leitos de UTI no Hospital de Augustinópolis, havendo, portanto, previsão orçamentária para esta finalidade. Em outro processo judicial, o Estado informou que os trabalhos para implantação estariam em fase final e que a previsão era de colocar os leitos em funcionamento na primeira quinzena de maio deste ano.

Também foi exposto que o Hospital de Regional de Augustinópolis foi reformado com a previsão de instalação de uma UTI, portando já se encontra apto para receber os leitos e respectivos equipamentos.

(Denise Soares/MPTO)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2020 AF Notícias. Todos os direitos reservados.