Projeto segue

Justiça Federal não vê ilegalidades no processo de concessão do Jalapão e nega liminar

Projeto de concessão dos parques ainda está na fase de estudos.

Por Joselita Matos 762
Comentários (0)

30/08/2021 19h57 - Atualizado há 2 anos
Juiz federal nega pedido do MPF sobre suspensão do projeto do Estado

A Justiça Federal do Tocantins negou o pedido de liminar do Ministério Público Federal (MPF) na ação que pretendia suspender o processo de concessão à iniciativa privada dos parques estaduais do Jalapão, Cantão, Lajeado e do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas. A decisão é do juiz Eduardo de Melo Gama,  da 1ª Vara Federal Cível de Palmas.

Especificamente em relação ao pedido para suspender a votação do projeto de lei nº 5/2021 na Assembleia Legislativa, o magistrado considerou que houve perda do objeto da liminar, pois a proposta já foi aprovada e sancionada pelo governador Mauro Carlesse através da Lei Estadual nº 3.816, em 25 de agosto de 2021. 

Com isto, o juiz destacou que a medida judicial cabível agora é outra, e não mais uma Ação Civil Pública, pois já tendo sido sancionada a lei, "a questão deverá ser debatida através de ação direta de inconstitucionalidade (ADI)".

Já em relação ao pedido para que o Governo do Estado interrompa o projeto de concessão dos Parques Estaduais, por falta de consulta prévia às comunidades tradicionais, o juiz afirmou que "não há obrigação legal que exija que a consulta deverá se dar antes mesmo do início dos estudos de viabilidade das concessões e empreendimentos".

Conforme a decisão, o que não pode é dar início à execução de eventuais empreendimentos (no caso, a concessão em si) sem que as comunidades envolvidas se manifestem e componham o processo participativo com suas considerações a respeito de empreendimento que poderá afetá-las diretamente.

Contudo, até o momento, ocorreram apenas estudos e a aprovação da lei autorizativa. "O Projeto não desafetou, nem suprimiu unidade de conservação com interesse federal. Muito menos se procedeu à abertura de processo licitatório ou contratação de empresa, estando tudo no campo da estruturação e estudos. Para tanto, não há publicação de edital, nem contrato, os quais ainda serão objeto de análise prévia pelo Tribunal de Contas do Estado de Tocantins", explica o juiz.

Por fim, a Lei Estadual nº 3.816/2021 prevê que estão fora da sua área de abrangência "as áreas de comunidades quilombolas e indígenas ou populações tradicionais beneficiárias de unidades de conservação”.

A Associação das Comunidades Quilombolas de Carrapato, Formiga, Mata e Ambrozio pediu para participar do processo na condição de amicus curiae.

VEJA MAIS

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.