Senado

Projeto de Kátia Abreu reserva 30% das vagas no alistamento militar para mulheres no Brasil

O alistamento militar não será obrigatório para as jovens que completarem 18 anos

Por Nielcem Fernandes
Comentários (0)

06/03/2020 11h04 - Atualizado há 4 anos
Caso não haja demanda as vagas serão preenchidas pelo sexo masculino

A senadora Kátia Abreu (sem partido) apresentou nesta terça-feira (3) uma proposta que prevê 30% das vagas do alistamento militar para as mulheres.

Segundo a parlamentar, a ideia é incentivar as jovens brasileiras a servir o país através do serviço militar.

"O alistamento militar é proibido para as mulheres, somente os homens de 18 anos podem se alistar no exército são obrigados a se alistar. No caso das mulheres, minha proposta é que seja voluntário, opcional. Se a mulher quiser se alistar no serviço militar, teremos 30% das vagas disponíveis para que as mulheres possam entrar”, disse a Senadora.

De acordo com a proposta, que será anexada ao projeto de lei 213/2015 da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o alistamento não será obrigatório para as mulheres e caso não haja demanda, as vagas serão destinadas aos homens, cujo alistamento é obrigatório a partir dos 18 anos.

“Quem vai definir se manterá o número de jovens alistados serão as Forças Armadas. Se Exército, Marinha e Aeronáutica decidirem que precisam de um contingente de tantas mil pessoas, baseado em seus orçamentos, nós queremos 30% para as mulheres. Que despesa isso vai ter? É o mesmo salário. Só vai trocar o gênero na hora de receber o salário”, explicou a senadora.

O relator do projeto, o senador Esperidião Amim (PP-SC), irá examinar a matéria e apresentar a pauta para votação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) ainda na próxima semana.

Para este ano, a expectativa do Ministério da Defesa é que quase 2 milhões de jovens realizem o alistamento. Destes, 100 mil devem ser incorporados em organizações.

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.