32 anos

Luta pela criação do Tocantins começou ainda em 1821, relembra presidente da Assembleia

Antonio Andrade fez questão de destacar os principais nomes dessa luta.

Por Redação 1.240
Comentários (0)

05/10/2020 12h11 - Atualizado há 3 anos
Luta começou com Teotônio Segurado

Com a propriedade de quem foi testemunha ocular, que viveu o momento político da luta pela autonomia do Tocantins, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Antonio Andrade, fala um pouco sobre o processo da independência da região e relembra que a luta vem de longa data e, ao contrário do que muita gente pode pensar, o desejo de independência que era antigo.

História

Segundo ele, o movimento de busca pela autonomia do Tocantins começou exatamente no dia 15 de setembro de 1821, quando Teotônio Segurado, representante da corte portuguesa na Comarca do Norte, contra o isolamento da região, proclamou o governo autônomo do Tocantins, mas com a morte de Segurado, em 1831, o movimento perdeu força.

Em 1940, o Brigadeiro Lysias Augusto Rodrigues defendeu a revisão territorial do Brasil e a criação do território Federal do Tocantins.

O próximo passo na busca pela autonomia foi dado em 1956 quando o juiz, Feliciano Machado Braga, amparado por políticos, empresários e grande parte da população, lançou, em Porto Nacional, o I Manifesto à nação pela criação do Estado do Tocantins.

E em 1970, José Wilson Siqueira Campos é eleito deputado federal e levanta a bandeira de criação do Estado do Tocantins no Congresso Nacional. Daí até hoje a história é mais conhecida e culminou na autonomia comemorada hoje após 32 anos.

“A ousadia destes homens se juntou a força e a coragem de tantos outros que ajudaram a construir o Tocantins de hoje. É nosso dever dar continuidade a esta luta e o poder Legislativo não vai se furtar a esta responsabilidade”, disse Antonio Andrade.

Após relembrar a história, Andrade fez questão de agradecer as milhares de pessoas que anonimamente também contribuíram para a construção do Tocantins.

“Parabenizo todos os tocantinenses, os que nasceram e os que escolheram o Estado para viver e realizar seus sonhos”, disse.

Pandemia

O presidente ainda destacou o momento atual, fez referência à pandemia, e demonstrou otimismo em relação uma vacina contra o vírus. “Eu acredito que num futuro bem próximo nós vamos conseguir uma vacina, para que possamos voltar a normalidade, enquanto isso não ocorre precisamos nos proteger e aos outros também”, pontua.

Tocantins pronto para retomada

Para Andrade, apesar da prioridade nos últimos meses ter sido o combate ao coronavírus, o Estado conseguiu avançar e se preparar para o momento pós-pandemia.

“Aprovamos diversas matérias que garantem o aquecimento da economia no Estado, como a duplicação das TO-050 (Palmas x Porto Nacional), TO-080 (Palmas x Paraíso) e a construção da Ponte de Porto, estes investimentos em infraestrutura vão gerar empregos, irão movimentar nossa economia e claro, dar mais segurança aos usuários dessas rodovias”.

Presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade (PTB)

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.