Luto

Mãe de Padre Josimo, Dona Olinda morre aos 82 anos após sofrer uma parada cardíaca

Ela teve seu filho assassinado em maio de 1986.

Por Joselita Matos 2.012
Comentários (0)

03/09/2021 11h26 - Atualizado há 2 anos
Dona Olinda teve seu único filho assassinado.

Dona Olinda Tavares Moraes, mãe do Padre Josimo, morreu nesta sexta-feira (3/9), em Marabá (PA), vítima de uma parada cardíaca. Padre Josimo, internacionalmente conhecido por ter lutado na defesa dos trabalhadores rurais na região do Bico do Papagaio, foi brutalmente assassinado em maio de 1986, na véspera do dia das mães.

Após a morte do seu único filho, ela acompanhou a movimentação e homenagens ao padre desde então, participando das caminhadas em defesa dos mesmos ideais que tanto representou a vida do sacerdote católico.

O deputado federal Célio Moura (PT) lamentou a morte de Dona Olinda e destacou que ela “era querida e admirada por todos que a conheciam”.  Na nota de pesar, o deputado relembrou a história de Padre Josimo e o que ele representa para o movimento da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Dona Olinda Tavares Moraes, presente eternamente! Pe Josimo, presente, hoje e sempre!”, finaliza a nota.

 A morte de Padre Josimo

Era sábado, 10 de maio de 1986, véspera do dia das mães, quando Padre Josimo, aos 33 anos, único filho de dona Olinda, foi covardemente assassinado ao chegar ao prédio da Mitra Diocesana de Imperatriz (MA), onde funcionava o escritório da Comissão Pastoral da Terra (CPT) Araguaia-Tocantins.

Em maio de 2018, foi inaugurado o Memorial Padre Josimo Morais Tavares, na entrada do Centro Diocesano de Imperatriz. O memorial, com fotos do sacerdote, encontra-se na escadaria da entrada do Centro Diocesano, no exato local no qual, em que Padre Josimo foi assassinado. 

Nota de Pesar 

Muito consternado, comunico o falecimento de Dona Olinda Tavares Moraes ( 82 anos), vítima de uma parada cardíaca, em Marabá, Pará.

Nossa Dona Olinda deixa muita saudade. Era querida e admirada por todos que a conheciam. Carregava a dor de perder o seu amado filho, o Padre Josimo, sacerdote católico, coordenador da Comissão Pastoral da Terra que foi brutalmente assassinado a mando de fazendeiros da microrregião do Bico do Papagaio, por sua defesa dos trabalhadores rurais.

Dona Olinda, sua força, amor e resiliência ficarão para sempre em nossa memória. Descanse em merecida paz!

Dona Olinda Tavares Moraes, presente eternamente! Pe Josimo, presente, hoje e sempre!

Célio Moura / Deputado Federal

____________________________

Foi com pesar que recebemos nesta sexta-feira, 03, a notícia do falecimento de Dona Olinda Tavares Moraes, mãe do saudoso Padre Josimo, ocorrido no município de Marabá – PA.

Neste momento tão difícil Rogamos a Deus para que dê força aos familiares e amigos, para que todos e todas tenham como lenitivo a Esperança da Ressurreição. Dona Olinda agora poderá se encontrar novamente com o filho, reconhecido internacionalmente pela sua luta pelos direitos de muitos.

Como disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente” - João 11:25-26

Lázaro Botelho e Valderez Castelo Branco

Depois da morte do seu filho, sempre acompanhou as homenagens para ele.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.