Telemedicina

Maior hospital do Tocantins realiza a 1ª neuroendoscopia para tratar hidrocefalia em criança

Tocantins se tornou um dos poucos Estados a realizar este tipo de cirurgia.

Por Redação 575
Comentários (0)

23/06/2020 16h50 - Atualizado há 3 anos
Cirurgia ocorreu no Hospital Geral de Palmas

O Hospital Geral de Palmas (HGP), maior hospital público do Tocantins, realizou com sucesso a primeira cirurgia neuroendoscopia pediátrica por meio de cirurgia de vídeo (usando a tecnologia da telemedicina).

A paciente de um ano e meio nasceu com hidrocefalia congênita, com a presença de cistos cerebrais, utilizava válvula para ajudar a eliminar o excesso de líquido no cérebro e teve a oportunidade de fazer o procedimento realizado em poucos estados do Brasil.

A neuroendoscopia é um material específico para cirurgia de crânio guiada por vídeo (um monitor disponível ao cirurgião) e o endoscópio rígido introduz no crânio para identificar os cistos cerebrais. A cirurgia neuroendoscopia é considerada minimamente invasiva, onde é feito um pequeno corte. O objetivo da neuroendoscopia é comunicar os cistos intracranianos”, explicou o neurocirurgião do HGP, Vinicius Bessa, que acompanhou o procedimento.

O especialista acrescentou ainda que “há outras indicações para a neuroendoscopia na prática médica como: estenose do aqueduto, tumores (neoplasias) no interior do ventrículo para realizar biópsia”.

O diretor geral do HGP, Leonardo Toledo, destacou o trabalho dos profissionais. "É uma satisfação muito grande contarmos com profissionais qualificados que podem realizar este tipo de procedimento de alta complexidade na área de neurocirurgia no HGP", enfatizou.

A ação contou com os médicos neurocirurgiões Roberto Morisco, Pedro HenriqueEduardo Pacheco e a equipe do serviço de neurocirurgia, além do suporte dos servidores do centro cirúrgico do HGP.

O serviço de neurocirurgia

O Hospital Geral de Palmas é referência na região norte na realização de cirurgias intracranianas. Em 2019, foram executados quase 600 procedimentos, incluindo arteriografias.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.