Educação

Mais de 120 detentos são aprovados no Encceja e concluem ensino fundamental ou médio no Tocantins

As provas aconteceram em outubro de 2019 com a participação de 643 apenados.

Por Redação 962
Comentários (0)

04/02/2020 08h58 - Atualizado há 4 anos
Detentos na escola

O total de 121 pessoas que cumprem pena no sistema prisional do Tocantins obtiveram nota suficiente em exame realizado em outubro de 2019 e receberão certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Ao todo, 643 reeducandos fizeram a prova do Encceja PPL - Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade, que é destinado para jovens e adultos privados de liberdade e que não concluíram a educação básica na idade apropriada.

A gerente de Assistência Educacional e Saúde ao Preso e Egresso da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Marluce Oliveira, ressaltou que a educação é uma importante ferramenta de reintegração social, pois através dela é possível conquistar novas oportunidades.

A formação escolar é a base para que eles tenham condições de se reintegrarem na sociedade, para que se preparem para o mercado de trabalho e até para ingressarem na faculdade”, afirmou.

O reeducando J.S.D, 33 anos, cumpre pena na Cadeia Pública de Araguatins e foi um dos quatro apenados da unidade que obtiveram nota suficiente para certificação. Ele afirmou estar determinado em continuar os estudos dentro da casa prisional. “Passei no Encceja para concluir o ensino fundamental e quero continuar os estudos para que isso possa vir me ajudar no mercado de trabalho”, relatou.

 Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo a participação no mesmo feita de forma voluntária e gratuita.

O objetivo é avaliar os conhecimentos de quem não conseguiu concluir os estudos na idade apropriada, possibilitando a certificação no ensino fundamental ou médio.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.