Reforço

Grupo de 25 médicos cubanos se coloca à disposição do Tocantins para combater a covid-19

Eles moram em vários municípios e já atuaram no estado.

Por Redação 1.540
Comentários (0)

30/04/2020 09h20 - Atualizado há 4 anos
Médicos cubanos

Um grupo de 25 médicos cubanos enviou uma carta ao governador Mauro Carlesse (DEM) se colocando à disposição para trabalhar no Tocantins no combate a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Os profissionais atuaram no Estado durante a execução do Programa Mais Médicos do Governo Federal até novembro de 2018 e decidiram não retornar para Cuba após o fim da parceria. Atualmente, eles residem em diversos municípios do Estado.

Somos médicos com uma vasta experiência em saúde pública, com anos de trabalho fora e dentro de Cuba, principalmente no controle de epidemias e pandemias. [...] Decidimos ficar no Brasil porque constituímos famílias, buscamos melhores condições de vida e porque fomos recebidos de maneira calorosa pela população brasileira”, afirmaram os médicos na carta.

O grupo também citou que o Tocantins pode se juntar a vários outros estados brasileiros que já contrataram ou vão contratar médicos cubanos, a exemplo de Goiás, Mato Grosso do Sul, Acre, Pará e Maranhão.

Veja a carta completa

CARTA

AO GOVERNADOR ESTADO TOCANTINS.

Assunto: Disposição dos médicos cubanos residentes no estado Tocantins para trabalhar frente a convid-19.

Prezado governador.

Somos um grupo de 25 médicos e médicas cubanos que trabalharam em diversos munícipios do Estado do Tocantins no Programa Mais Médicos do Governo Federal até novembro de 2018, período em que foi rompido o contrato entre Cuba e Opas (Organização Pan-americana de Saúde) e até mesmo também médicos que terminaram seus contratos em 2016, 2017 e 2018.

Somos médicos com uma vasta experiência em saúde pública, com anos de trabalho fora e dentro de Cuba, principalmente no controle de epidemias e pandemias. Cuba tem a responsabilidade de formar médicos humanitários para atuarem de maneira eficaz e com uma assistência de qualidade. Decidimos ficar no Brasil porque constituímos famílias, buscamos melhores condições de vida e porque fomos recebidos de maneira calorosa pela população brasileira. 

Recentemente tomamos conhecimento que o Ministério da Saúde iria chamar médicos cubanos para voltarem a trabalhar no Sistema Único de Saúde pelo programa Mais Médicos com o objetivo de enfrentar a crise do coronavírus, notícia que nos deixou bastante sensibilizados e otimistas em retornar para as nossas atividades e contribuir neste momento tão difícil. Queremos reafirmar que nossa formação em Cuba nos enche de esperança e que retornamos ao Brasil acreditando que nossos sonhos seriam valorizados como seres humanos e profissionais da saúde. Estamos longe de nossas famílias em Cuba, mas estamos perto do calor e carinho do povo brasileiro, e já assumimos como nossa nova família.

Vale ressaltar que todos os médicos que nos encontramos no Tocantins temos status migratório já diga-se permanente, temporário e naturalizado.

Neste momento de crise na saúde mundial na luta contra o coronavírus, nosso profissionalismo e experiência em emergência epidemiológica tornam-se fundamental para resguardar as vidas das pessoas. Vamos ajudar os municípios, estado e o Governo Federal atuando em caráter emergencial até revalidar nossos diplomas e estivermos autorizados a atuar como médicos com CRM. 

Na semana passada, precisamente dia 23 de março de 2020, o governo do Pará contratou médicos cubanos que ficaram naquele estado, que trabalharam no Mais Médicos para ajudar na luta contra o convid-19, o que nos encheu de alegria, pois acreditamos que os demais estados vão seguir essa iniciativa. Também o estado do Maranhão vai fazer contratação dos médicos cubanos (40) que residem lá, igualmente os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Acre.

Desta forma, nós, médicos cubanos que residem no Tocantins, nos colocamos à disposição do estado para a luta contra a covid-19 nos dias que seguem.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.