Tocantins

Mais de 40 acadêmicos são contratados para atuar na Agrotins, maior feira do Norte do país

Iniciativa faz parte do Programa Estadual Oportunidade Jovem, em parceria com as universidades.

Por Redação
Comentários (0)

09/05/2022 14h43 - Atualizado há 1 ano
Acadêmicos já foram recepcionados

A Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins) 2022 vai contar com uma força a mais nesta edição. Por meio do Programa Estadual Oportunidade Jovem, 42  estudantes de diversas áreas acadêmicas foram contratados para colaborar com a realização do evento, que inicia nesta terça-feira, 10 de maio.

Os estagiários foram recepcionados nesta manhã (09) pelos gestores do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), o presidente Washington Ayres, o vice, Almir Batista; e o secretário de Estado da Administração, Rafael Sulino de Castro, no Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária e Extensão Rural (CTC Agro).

Na ocasião, o secretário da Administração, Rafael Sulino, reiterou o papel do Governo do Tocantins em promover oportunidades de estágio dentro da sua estrutura. “Vocês estão tendo uma oportunidade maravilhosa para colocar em prática o conhecimento que foi adquirido na faculdade. Por meio do programa de estágio, o governo tem fomentado uma maior profissionalização para os nossos jovens, por isso, é importante aproveitar ao máximo essa experiência para aprender ainda mais”, ressaltou.

Ao lado do secretário, o presidente Washington colocou o órgão à disposição dos acadêmicos, incentivando-os a aproveitarem a oportunidade. “Esse é um momento de trabalhar na prática o que eles veem em sala de aula. Essa oportunidade de atuar na maior feira da região Norte do Brasil, nesse momento de retomada da Agrotins, é uma grande oportunidade. Que eles possam tirar bastante proveito desse programa que vem para colaborar com a  profissionalização dos jovens tocantinenses”, disse.

Para o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ruraltins, Kin Gomides, responsável pela condução desses jovens na Agrotins, o objetivo é trazer a universidade para dentro do universo agro na feira.

“Nossa intenção é apresentar para esses jovens uma versão do que a gente realizou durante o ano, dos trabalhos que foram implantados, das vitrines que vão ser apresentadas, da participação nas palestras, e ao mesmo tempo, eles vão ter a oportunidade de observar a relação do extensionista e com o produtor, a relação direta de como eles se comportam. Será também uma oportunidade de aprender e assimilar o conhecimento e, ao mesmo tempo observar com a ótica profissional e não mais uma ótica acadêmica, como é a realização da Agrotins, dos bastidores, tanto na parte da implantação para realização da feira, quanto a própria feira em si”, explicou.

Para o estudante de agronomia da Universidade Católica do Tocantins, José Gomes de Brito, o estágio contribui para direcionar o acadêmico ao mercado de trabalho. “Quando a gente entra nesse novo universo [estágio], a gente acaba tendo acesso de forma aplicada a muitas coisas que se vê em sala de aula, uma oportunidade de atuar como estagiário acompanhado por profissionais da área agrícola, antes de acessar o mercado de trabalho, tendo um melhor direcionamento para definir a atividade, filtrar a nossa aptidão, e melhorar nossa qualificação profissional”, afirmou.

A contratação contemplou alunos das diversas áreas acadêmicas, dentre elas agronomia, zootécnica, agronegócio, medicina veterinária, engenharia ambiental, sanitária, nutrição, serviço social e diretor. Já as instituições parceiras são: Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Centro Universitário Católica do Tocantins (Unicatólica), e Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Sobre o Programa

O Programa Oportunidade Jovem é uma iniciativa do Governo do Tocantins que cria oportunidades e valoriza a capacidade única de cada jovem que terá acesso ao emprego. Antes de tudo, o reconhecimento ao talento daqueles que optaram por uma vocação e que, com o programa, terão espaço para, não apenas colocar em prática suas habilidades, mas apontar novos rumos para o crescimento do Tocantins.

Contratação contemplou alunos das diversas áreas acadêmicas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.