Seletivo

Mais de 700 candidatos disputam 80 vagas para brigadistas; veja como será teste físico

Teste prático de caráter eliminatório será aplicado pelos bombeiros.

Por Redação 732
Comentários (0)

23/07/2021 21h27 - Atualizado há 2 anos
Candidato deve percorrer 2.400 metros levando uma bomba costal com 24 quilos

Foi publicada nesta sexta-feira (23) a relação dos candidatos que vão disputar as 80 vagas de brigadistas que o Governo do Estado está selecionando por meio do Corpo de Bombeiros. Serão oito equipes com dez pessoas cada. O objetivo é ampliar a área de atuação dos bombeiros no combate aos incêndios florestais em todas as regiões do estado.

As inscrições estiveram abertas durante sete dias, e atraíram 712 candidatos. A prova prática será aplicada nas oito cidades em que o Corpo de Bombeiros Militar está instalado.

O elevado número de canditados chamou a atenção do coronel Reginaldo Leandro da Silva, comandante Geral do CBMTO e coordenador Estadual da Defesa Civil. 

“Esse número retrata a sensibilidade que a população tem com a causa ambiental e com certeza vai ajudar muito a corporação no combate aos focos de incêndios florestais”, disse o coronel Leandro. 

A execução do projeto é feita com recursos obtidos junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O serviço é considerado voluntário, mas cada brigadista receberá uma indenização para custeio de despesas pelo trabalho, cumprindo jornada de 12 horas e descansando outras 24 horas.

Como será o teste prático?

O teste de aptidão física será executado na próxima segunda-feira (26), a partir das 7h. Todos os candidatos confirmados precisam estar atentos à lista de chamada e comparecerem aos locais nos horários corretos. As provas terão caráter eliminatório. Cada candidato terá apenas uma chance para percorrer a distância de 2.400 metros levando uma bomba costal com 24 quilos. O candidato não pode correr, apenas andar rápido. Para pontuar, ele terá que fazer o percurso com o tempo abaixo de 30 minutos.

Conforme o Edital, o candidato fará a prova usando calça e calçado fechado, de preferência tênis. Não será autorizado fazer a prova descalço ou com calçado aberto, tipo sandália. Também não farão a prova usando bermuda ou saia. A prova será por ordem alfabética.

O candidato deverá levar água e adotar as medidas de segurança contra a covid-19. Ainda há cinco vagas de cadastro reserva para cada cidade.

Locais das provas

1. Palmas - No 1° Batalhão de Bombeiros Militar, Quadra 403 Sul, Avenida LO-09 com Avenida NS-05.

2. Porto Nacional - Orla da Matriz, Avenida Beira Rio (ao lado da quadra de areia), Centro.

3. Paraíso do Tocantins - Avenida José Otávio, esquina com a Avenida Comercial 01, Setor Nova Fronteira.

4. Araguaína - No 2° Batalhão da Polícia Militar.

5. Araguatins - Rodovia Estadual TO 010. Ponto de início: 900m da saída de Araguatins-TO em direção ao Aeroporto de Araguatins-TO, entre o Km 701 e 703.

6. Colinas do Tocantins - Rua Independência esquina com Rua 2, Jardim. América (Ponto de referência - Martins Materiais de construção).

7. Gurupi - Centro Olímpico Edberto Moreira Aguiar, Jardim Boulevard.

8. Dianópolis - Kartódromo de Dianópolis, Cruzamento da Rua Honório José Cardoso com Aimorys, Setor Bela Vista.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.