Disputa acirrada

De virada, Lula derrota Bolsonaro e será presidente do Brasil pela 3ª vez, o primeiro na história

Ele já foi presidente do país de 2003 a 2010.

Por Redação 566
Comentários (0)

30/10/2022 19h55 - Atualizado há 1 ano
Lula, presidente eleito do Brasil

O ex-presidente Lula (PT) derrotou Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições deste domingo (30) com 50,88% dos votos e vai comandar o Brasil pela tercera vez. Ele já governou o país de 2003 a 2010. 

Bolsonaro obteve 49,12% dos votos e não conseguiu a tão almejada reeleição. 

Bolsonaro estava liderando a apuração dos votos até 70% das urnas apuradas, quando Lula virou e foi ampliando aos poucos sua pequena vantagem. Essa foi uma das disputas mais acirradas da história política do Brasil.

Aos 77 anos, Lula se tornou o 1º brasileiro a ser eleito presidente da República 3 vezes. De quebra, será o mais velho no ato de posse. 

Perfil 

Luiz Inácio Lula da Silva nasceu no município de Garanhuns, no agreste de Pernambuco, em 27 de outubro de 1945. Ele é o sétimo de oito filhos de um casal de lavradores analfabetos. Em dezembro de 1952, quando Lula tinha 7 anos, a família se mudou para o Guarujá, no litoral paulista. 

Quatro anos depois, a família foi morar na capital do estado, São Paulo. Com 14 anos, Lula começou a trabalhar nos Armazéns Gerais Columbia, onde teve a sua Carteira de Trabalho assinada pela primeira vez. Após passar por várias fábricas, foi contratado por uma das principais metalúrgicas do país, localizada em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. 

Em 1975, Lula foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, passando a representar cerca de 100 mil trabalhadores. Como líder sindical, encabeçou greves operárias e, cinco anos mais tarde, ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT). Em 1986, após a redemocratização, o petista elegeu-se deputado federal, o mais votado do país, para a Assembleia Constituinte. 

Em 1989, na primeira eleição direta em 29 anos, Lula foi candidato à Presidência da República pela primeira vez. Perdeu a disputa no segundo turno para Fernando Collor de Mello, que mais tarde acabou sofrendo impeachment. O petista também saiu derrotado nos dois pleitos seguintes, em 1994 e 1998, para Fernando Henrique Cardoso, do PSDB. 

Em sua quarta disputa pelo Palácio do Planalto, no ano de 2022, Lula foi eleito presidente da República, aos 57 anos de idade. O petista venceu José Serra, no segundo turno, obtendo mais de 61% dos votos. Lula foi reeleito chefe do Executivo em 2006. Desta vez, venceu Geraldo Alckmin, também do PSDB, – hoje seu aliado e vice-presidente. 

Propostas de Lula

Ao longo da corrida eleitoral, Lula elencou uma série de propostas que abrangem as mais diversas áreas, entre economia e cultura.
Enquanto disputava a cadeira da Presidência, o petista prometeu revogar o teto de gastos e rever o regime fiscal em vigor no Brasil, combater a inflação, principalmente dos alimentos e dos combustíveis. 

Outra prioridade prometida por Lula é a aprovação de uma Reforma Tributária. Para o petista, a ideia é simplificar o modelo de cobrança de impostos. Outra intenção é promover a defesa dos direitos civis, além das garantias e liberdades individuais. 

Implantar o Sistema Nacional de Cultura e adotar a política de descentralização de recursos para estados também estão entre as propostas. 

Atribuições do presidente da República

O Presidente da República é considerado autoridade suprema do Estado é responsável por dirigir a política interna e externa, além de promover e orientar a política legislativa de interesse nacional e superintende a administração do país.

De acordo com a Constituição Federal de 1998, compete privativamente ao Presidente da República:

  • sancionar, promulgar e fazer publicar as leis e expedir decretos e regulamentos para sua execução
  • expedir decretos-leis
  • dissolver a Câmara dos Deputados no caso do parágrafo único do art.167 da Constituição Federal
  • adiar, prorrogar e convocar o Parlamento
  • manter relações com os Estados estrangeiros
  • celebrar convenções e tratados internacionais, ad referendum do Poder Legislativo
  • exercer a chefia suprema das forças armadas, administrando-as por intermédio dos órgãos do alto comando
  • decretar a mobilização
  • declarar a guerra depois de autorizado pelo Poder Legislativo, e, independentemente de autorização, em caso de invasão ou agressão estrangeira
  • fazer a paz ad referendum do Poder Legislativo
  • permitir, após autorização do Poder Legislativo, a passagem de forças estrangeiras pelo território nacional
  • intervir nos Estados e neles executar a intervenção, nos termos constitucionais
  • decretar o estado de emergência e o estado de guerra;
  • exercer o direito de graça
  • nomear os Ministros de Estado
  • prover os cargos federais, salvo as exceções previstas na Constituição e nas leis
  • autorizar brasileiros a aceitar pensão, emprego ou comissão de Governo estrangeiro
  • determinar que entrem provisoriamente em execução, antes de aprovados pelo Parlamento, os tratados ou convenções internacionais, se a isso o aconselharem os interesses do País.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.