O governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), em entrevista coletiva concedida na manhã desta quinta-feira (22/12), fez um balanço de sua gestão, destacou que o ano de 2016 não foi fácil e que as medidas de contenção de despesas vão continuar. O governador também apontou boas expectativas para o ano de 2017. Sobre o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev) e o PlanSaúde, Marcelo Miranda afirmou que todas as demandas foram levantadas e que o governo está empenhado em sanar os problemas que ainda afligem essas áreas para garantir um melhor atendimento ao servidor tocantinense. Ao assumir o governo, em 2015, o número de unidades gestoras foi reduzido de 66 para 44, e com as reformas administrativas feitas até então esse número diminuiu para 14 secretarias. Em novembro deste ano, o governo anunciou a exoneração de dois mil servidores, entre comissionados e contratados, como forma de enxugar a máquina e de também adequar-se à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
“Apesar de todas as adversidades e dificuldades enfrentadas em 2016, que não foi um ano fácil, vamos continuar trabalhando redobrado para que o Estado consiga superar todos os problemas, principalmente orçamentários e financeiros. Tenho certeza de que vamos avançar em 2017; temos meios de buscar mais apoio do governo federal, que já tem sido muito receptível em atender nossas demandas”, disse o governador. Referente à Lei Orçamentária para 2017, Marcelo Miranda destacou que o governo vai trabalhar com um orçamento enxuto, e “respeitando as prioridades”. A previsão orçamentária para o próximo ano é de R$ 11 bilhões - um aumento de 8,6% em relação ao orçamento de 2016. Ao falar de temas ligados à saúde, à educação e à segurança pública, o governador Marcelo Miranda destacou que essas são áreas de grande importância e prioritárias na sua gestão. Ele citou a reforma do Hospital Geral de Palmas para 2017 e os avanços nos concursos da Polícia Civil e Defesa Social, sendo que o da Polícia Militar encontra-se ainda em análise pela Comissão de Licitação.
Salários regularizados O Tocantins é um dos poucos estados brasileiros que fecha o ano pagando seus servidores em dia, inclusive o 13º salário. “
Sem deixar de reconhecer a luta dos estados que ainda enfrentam problemas de ordem financeira no País, o Tocantins, com muito empenho e dedicação da nossa equipe econômica, conseguiu cumprir com esse dever. Isso nos deixa muito satisfeitos”, concluiu.
Comunicação A coletiva também serviu para que o governador anunciasse a efetivação do nome da publicitária Kênia Borges para a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom). No encerramento, Marcelo Miranda dedicou “
uma mensagem de otimismo e votos de um 2017 de sucesso e paz para todos os tocantinenses”.