Tocantins

Postos do INSS são inaugurados em Mateiros e Pindorama após atuação da ATM e Vicentinho Júnior

Unidades ofertam serviços como solicitação de auxílio doença e auxílio reclusão.

Por Redação
Comentários (0)

12/05/2023 15h03 - Atualizado há 11 meses
Inauguração do posto de atendimento do INSS em Pindorama

Mateiros e Pindorama agora contam com postos de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) instalados pelas prefeituras em convênio com o órgão previdenciário.

As unidades são resultados dos trabalhos da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em parceria com a Bancada Federal do Tocantins, por meio do deputado Federal Vicentinho Júnior. Mateiros inaugurou nesta sexta-feira (12) e Pindorama, na quinta-feira (11).

Agora, moradores desses municípios podem se dirigir até os postos instalados na sede da prefeitura e ter acesso a serviços antes alcançados em municípios referências do INSS, localizados em cidades de médio e grande porte. Essas unidades ofertam serviços como solicitação de auxílio doença; auxílio reclusão; pensão por morte; salário família; salário maternidade; benefícios assistenciais e por tempo de contribuição.

Pindorama e Mateiros 

O prefeito de Pindorama, Dr. Thiago Tapajós, disse que o município tem avançado na oferta de serviços de órgãos Estadual e Federal. "Trouxemos o instituto de identificação e agora instalamos o posto do INSS para favorecer o processo de aposentadoria e demais benefícios previdenciários", disse.

Por sua vez, o prefeito de Mateiros, Pastor João, dedicou suas palavras na inauguração para agradecer. "A palavra é gratidão, em nome do povo de Mateiros e principalmente daqueles que precisam do INSS. Agradecer especialmente à ATM, na pessoa do presidente Diogo, e ao deputado Federal Vicentinho Júnior", afirmou.

Parceria

O projeto de levar postos do INSS para municípios que até então não contavam com atendimento presencial do órgão previdenciário foi executado pela ATM, tendo a articulação da Bancada Federal do Tocantins, à época representada pelo deputado Federal Vicentinho Júnior,  junto à presidência do INSS. A ATM mobilizou os gestores e promoveu eventos voltados a adesão dos municípios e orientações aos gestores.

ATM 

O presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges, afirma que o projeto traz o INSS para mais perto de quem precisa. "É um ação que favorece a descentralização dos serviços federais no Tocantins, ofertando atendimentos básicos do INSS. Quero, em nome de todos os municípios contemplados, agradecer a Bancada Federal, em especial ao deputado Federal Vicentinho Júnior, que apadrinhou o projeto e articulou com a direção nacional do INSS a vinda do projeto ao Tocantins", disse.

O deputado federal Vicentinho Júnior disse que a intenção é ampliar os postos aos municípios que não dispõem dos serviços previdenciários. “Queremos levar aos quatros cantos do Tocantins esse projeto que está trazendo dignidade aos tocantinenses. Vamos lutar para levar esse benefício de Esperantina, no último município da região Norte, até Talismã, o último da região Sul”, disse. Na ocasião, o deputado foi agraciado com placa de agradecimento da ATM, em nome de todos os municípios contemplados.

Postos do INSS

Segundo a ATM, 60 municípios firmaram a parceria, em evento da entidade que buscou a adesão dos gestores ao protocolo de intenções com o INSS, para levar os postos de atendimento. Atualmente, 13 municípios estão com postos ativos e outros 20 estão adeptos ao INSS, aguardando capacitação e vistoria do órgão para iniciarem as atividades.

Estão em funcionamento os postos de atendimento do INSS nos municípios de Babaçulândia, Barrolândia, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Divinópolis, Itapiratins, Mateiros, Natividade, Nova Olinda, Palmeiras do Tocantins, Paranã, Pindorama e Sampaio.

Inauguração do posto de atendimento do INSS em Mateiros

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.