Será que agora vai?

Criada há quase 30 anos, ZPE de Araguaína poderá finalmente entrar em funcionamento

Há 28 anos parada, apenas prédios foram construídos na área.

Por Joselita Matos 1.969
Comentários (0)

24/06/2021 14h45 - Atualizado há 2 anos
Em 28 anos, ZPE de Araguaína nunca saiu do papel

Foi aprovada nesta quarta-feira (23) na Câmara dos Deputados a Medida Provisória nº 1.033/21, do presidente Jair Bolsonaro, que aprimora as normas regulatórias para funcionamento das Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). Agora o texto segue para sanção presidencial.

Com a atualização do Marco Legal das ZPEs, o regime será modernizado, considerando o atual contexto mundial, a fim de viabilizar a efetiva instalação de várias ZPEs, como a de Araguaína, que está pronta desde 1993, mas nunca entrou em funcionamento.

Na época, foram construídas a parte administrativa, a alfândega, além dos setores de fiscalização de entrada e saída de produtos. A ZPE ocupa uma área de 300 hectares.

Em 2013, o projeto da ZPE de Araguaína foi suspenso devido às alterações na lei federal, que passou a exigir uma série de adequações na estrutura física do prédio. Na época, o custo desta nova adequação ficaria em torno de R$ 20 milhões.

As ZPEs são áreas especiais nas quais empresas contam com suspensão de tributos na compra de máquinas, matérias-primas e insumos usados na produção de mercadorias a ser exportadas.

OUTRAS MUDANÇAS

A MP aprovada na Câmara dos Deputados traz outras mudanças: permite que nas ZPEs possam ser instaladas prestadoras de serviços destinados à exportação, também incentiva a internacionalização das startups brasileiras; e autoriza que novas ZPEs possam ser propostas pela iniciativa privada, mas sem desconsiderar o papel licenciador de estados e municípios.

As Zonas de Processamento de Exportação visam garantir que os impostos de determinados países não sejam “exportados”. O sucesso industrial da China nas últimas décadas se deve a centenas de ZPEs, modelo replicado com sucesso em diversos países, como Índia, Estados Unidos, Argentina e Uruguai.

As ZPE’s foram criadas por decreto em 1998 no Brasil. Desde então, foram desenvolvidos 25 projetos, mas só um se concretizou, em Pecém (CE). Outras 13 estão autorizadas: ZPE do Acre (AC); ZPE do Açú (RJ); ZPE de Araguaína (TO); ZPE de Bataguassú (MS); ZPE de Boa Vista (RR); ZPE de Cáceres (MT); ZPE de Ilhéus (BA); ZPE de Imbituba (SC); ZPE de Macaíba (RN); ZPE de Parnaíba (PI); ZPE de Suape (PE); ZPE de Teófilo Otoni (MG); e ZPE de Uberaba (MG).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.