Polícia Militar

Governador dá boas-vindas a 1.000 alunos-soldados que vão reforçar segurança no estado

Prefeitos reclamam da insegurança e falta de efetivo militar nas cidades.

Por Redação 595
Comentários (0)

22/03/2022 09h09 - Atualizado há 2 anos
1.000 alunos-soldados foram incorporados à Polícia Militar do Tocantins

“Nós queremos que todas as cidades do Tocantins tenham polícia e viaturas 24 horas por dia”, a declaração foi dada pelo governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, durante a solenidade de ingresso na Polícia Militar de 1.000 alunos-soldados aprovados em concurso público.

A solenidade foi realizada na tarde desta segunda-feira (21/3), na Praça dos Girassóis. O curso de Graduação de Alunos-Soldados será ofertado por meio de parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

O governador disse que tem recebido muitas reclamações por parte de prefeitos e da própria comunidade e o ingresso dos alunos representa que em um curto espaço de tempo esse problema será resolvido.

“Hoje é um dia especial, porque estamos fazendo o recrutamento de 1.000 homens e mulheres, que vão compor nossas forças de segurança e estamos ofertando um curso diferente, porque além da formação como policial militar terão conhecimento também em outras áreas, que são importantes para os seus respectivos currículos. O que queremos com esses novos militares é que cada cidade do nosso Estado tenha policiamento diário”, ressaltou o governador.

Os alunos serão divididos em 28 turmas. O início do curso está previsto para o dia 28 de março, com 1.600 horas/aula ofertadas em 14 polos, em cidades que contam com unidades da Polícia Militar.

Além do Curso de Formação de Soldados, os participantes terão formação de Tecnólogo em Segurança Pública, o que vai permitir o certificado de curso superior. “Queremos a cada dia nossos profissionais preparados para proteger a sociedade tocantinense. A educação é a ação mais importante do segmento social e um dos pilares fundamentais para atuação da polícia militar é a inteligência”, ressaltou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Júlio Manoel da Silva Neto, explicando que o conhecimento sobre o qual a Corporação embasa o seu trabalho é construído com base em evidências empíricas, apuradas com metodologias éticas.

O comandante-geral explicou ainda que o planejamento da corporação é para que, a partir da segunda semana de setembro, esses militares estarão qualificados. No entanto, ele afirmou que antes desta data já estarão nas ruas como estagiários, o que vai permitir suprir algumas necessidades em locais que faltam policiais.

O reitor do IFTO, Antônio da Luz, disse que essa parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Polícia Militar, é histórica para o Estado e os alunos vão contar com atividades, nas modalidades a distância e presencial, como forma de cobrir todas as disciplinas necessárias para a boa formação das turmas. “Vão aprender questões práticas do dia a dia da atividade policial e conhecimentos teóricos, que vão permitir uma formação completa, que vai permitir um título de formação superior na área de segurança pública. Essa é a grande inovação desse modelo de formação”, ressaltou.

Governador Wanderlei Barbosa assina portaria para ingresso de 1.000 soldados na polícia Militar
Curso de Formação de Soldados, os participantes terão formação de Tecnólogo em Segurança Pública

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.