Capacitação

Prefeitura leva cursos profissionalizantes aos moradores da zona rural de Araguaína

Projeto é executado em parceria com instituições como o Senai.

Por Redação
Comentários (0)

16/07/2021 11h23 - Atualizado há 2 anos
Inicialmente, 14 alunos do Assentamento Rio Preto estão aprendendo bordado à mão

A Prefeitura de Araguaína está levando cursos profissionalizantes a moradores da zona rural através da Secretaria da Assistência Social e Trabalho. Inicialmente, os moradores do Projeto de Assentamento Rio Preto estão sendo atendidos com o curso bordado à mão, com carga horária de 80 horas, ministrado semanalmente às sextas-feiras.

O projeto é executado em parceria com instituições como o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Instituto Humanitário Anita Luiza. Além de atender as comunidades em situação de vulnerabilidade social na zona urbana, o município realizou um levantamento técnico na zona rural e constatou as demandas dos moradores.

Segundo Juliane Carneiro, diretora municipal de Empregabilidade, devido às regras de prevenção à covid-19, o número de vagas foi limitado à metade da capacidade total e o primeiro curso ofertado conta com 14 alunos. Outras turmas do assentamento já estão matriculadas nos cursos de pintura em tecido e manicure e pedicure, com início das aulas previsto para o começo de agosto.
 
“A atenção ao povo do campo é um compromisso do prefeito Wagner Rodrigues, que passou parte de sua vida vivendo numa comunidade rural. Vamos estender o projeto a outros assentamentos, além de continuar nos bairros”, ressaltou Juliane.
 
A cultura empreendedora na zona rural

No evento de abertura do curso, realizado no último dia 9, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) levou aos moradores uma palestra sobre a importância de desenvolver o próprio negócio para garantir renda pessoal ou para a comunidade.

O objetivo foi estimular a formação de empreendimentos sustentáveis nos assentamentos, através da inclusão produtiva, fortalecendo o cooperativismo e o associativismo.
 
Projeto itinerante

O Projeto Capacita Araguaína busca identificação e capacitação profissional de usuários do Suas (Sistema Único da Assistência Social), promovendo o desenvolvimento e protagonismo, preferencialmente de famílias e pessoas com idade entre 16 e 59 anos, para serem qualificados nas mais diversas áreas de trabalho.
 
Ele é acompanhado e assistido pelos técnicos de referência da Diretoria de Políticas Públicas, Empregabilidade e Inclusão Produtiva, em parceria com as mais diversas instituições provedoras de desenvolvimento como o Senai, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sebrae, entre outras. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.