Denúncia

Vazamento de esgoto ameaça turismo na Praia da Graciosa; MPTO investiga origem

A BRK já foi comunicada para averiguar a origem do esgoto. A prefeitura deve trocar a areia poluída.

Por Redação 653
Comentários (0)

31/05/2019 10h16 - Atualizado há 4 anos
Esgoto na praia

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) está investigando a denúncia de vasamento de esgoto na praia da Graciosa, a principal de Palmas, e também os responsáveis pelo possível crime ambiental. 

A investigação foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (30) por meio de um procedimento preparatório de inquérito civil após o promotor Fábio Lang tomar conhecimento, por meio de notícias jornalísticas, de que a poluição na praia estaria causando mau cheiro e espantando turistas.

Com a instauração do inquérito, foi encaminhado ofício à BRK Ambiental para que a empresa averigue a origem do extravasamento do esgoto e tome providências para cessar a ocorrência no prazo de 24 horas.

Também foi requisitado ao Instituto de Criminalística a realização de exame pericial para constatação de eventual poluição e a dimensão dos danos causados. Ainda foi solicitado da Delegacia do Meio Ambiente a instauração de inquérito policial para apurar os fatos e suas circunstâncias.

Caberá ao Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma) do Ministério Público a designação de técnicos para acompanhar as vistorias dos órgãos citados acima e, ao Município de Palmas, a retirada da areia contaminada e do lodo fétido, assim como a troca da areia poluída, no prazo de 48 horas após as vistorias.

A intenção é evitar a contaminação e a propagação de doenças.

NOTA DA BRK

"A BRK Ambiental esclarece que os resíduos encontrados na areia da praia da Graciosa não são provenientes das redes operadas pela BRK Ambiental. A empresa informa ainda que recebeu do Ministério Público pedido para vistoria conjunta com técnicos para auxílio na investigação sobre origem da poluição e atenderá prontamente."

O esgoto escorre no meio da praia
ASSUNTOS mp esgoto palmas praia

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.