Ação popular

MPF dá parecer para derrubar reajuste da conta de luz no Tocantins por causa da pandemia

Aumento vai onerar substancialmente a população mais vulnerável, diz parecer.

Por Redação 869
Comentários (0)

21/07/2020 16h51 - Atualizado há 3 anos
Reajuste está em vigor desde o dia 4 de julho

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu parecer pela suspensão da revisão tarifária de energia elétrica no estado do Tocantins feita pela empresa Energisa S.A., que passou a vigorar no dia 4 de julho de 2020.

A Aneel autorizou aumento de 8,54% para baixa tensão e 1,79% para alta e média tensão, com efeito médio a ser percebido pelo consumidor no percentual de 7,17%.

O parecer do MPF é assinado pelo Procurador da República Fernando Antônio de Alencar Alves de Oliveira Junior e foi juntado aos autos da Ação Popular ajuizada pelo deputado federal Célio Moura (PT). 

O MPF reconhece que existe a previsão de revisão tarifária no contrato de concessão, mas o problema está no momento em que a revisão está sendo implementada, haja vista a situação extraordinária de calamidade sanitária. Nesse sentido, o parecer afirma existir “plausível ilegalidade de uma revisão tarifária de um serviço essencial em um momento de pandemia”.

A ação popular alega que a revisão tarifária da energia elétrica foi realizada sem transparência ou participação dos setores da sociedade, e em ofensa aos princípios da modicidade, informação, proporcionalidade e razoabilidade, representando abuso de direito e desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor e a outras leis vigentes. Além disso, aumento vai onerar substancialmente a população mais vulnerável do estado.

A ação popular destaca ainda que, com a pandemia do coronavírus (covid-19), a economia global encontra-se afetada principalmente nas classes mais baixas, em que muitas famílias têm sobrevivido exclusivamente do auxílio emergencial.

No parecer, o MPF cita também violação ao princípio da publicidade e transparência, pela ausência de audiência e debate público acerca da revisão, e nem poderia haver, em decorrência da pandemia. Assim, a opção seria retardar o processo de revisão até que tais requisitos pudessem ser obedecidos.

Conforme o MPF, procedendo em contrário, a Energisa e Aneel optaram pela violação aos direitos fundamentais dos consumidores e dos usuários do serviço público, ao realizar uma revisão tarifária no decorrer de uma pandemia, sem a necessária observância da publicidade e da transparência. Portanto não há outra solução, no caso, a não ser decretar, liminarmente, a nulidade da revisão.

Veja a íntegra da manifestação.

O QUE DIZ A ENERGISA

"A Energisa informa que a Justiça Federal indeferiu a petição da ação popular que solicitava a suspensão da revisão tarifária. A decisão saiu na quinta-feira, 16 de julho.  

A Revisão Tarifária é um processo conduzido pela Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, resultado da análise dos investimentos e custos operacionais realizados no estado pela Energisa Tocantins nos últimos quatro anos. Todos os procedimentos legais vigentes, inclusive o período de 45 dias de Consulta Pública, aberto a todos os interessados em debater a revisão tarifária, foram cumpridos. 

Vale ressaltar que, de 2016 a 2019, a Energisa Tocantins investiu mais de R$1,2 bilhão em infraestrutura que permitiram fornecer um serviço de melhor qualidade aos seus mais de 600 mil clientes no estado."

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.