Covid-19

Tocantins altera protocolo de distribuição das vacinas após perda de quase 23 mil doses

111 secretarias solicitaram a suspensão do envio de doses de vacinas.

Por Redação
Comentários (0)

11/01/2022 08h24 - Atualizado há 2 anos
A coordenadora do CaoSaúde, promotora de Justiça Araína D'Alessandro, durante fiscalização em 2021

Com a fiscalização realizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), apontando que oito municípios tocantinenses perderam quase 23 mil doses de imunizantes contra a Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alterou o protocolo de distribuição das vacinas, com a finalidade de evitar o perecimento de doses.

Desde dezembro, as secretarias municipais de saúde precisam solicitar à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEADI/TO) a quantidade de imunizantes necessários para cobertura vacinal.

VEJA MAIS

As vistorias foram realizadas, por meio do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde), no  último trimestre de 2021, o que gerou a expedição de recomendação aos municípios. “Foi recomendado que em caso de detecção de excesso de doses de vacinas da Covid-19 no estoque próximas do prazo de validade, as secretarias municipais solicitem diretamente à Gerência de Imunização da SES e à CEADI a suspensão ou redução das remessas de imunizantes”, explicou a coordenadora CaoSaúde, promotora de Justiça Araína D’Alessandro. 

Com isso, 111 secretarias municipais de saúde do Tocantins encaminharam ofício à SES solicitando a suspensão do envio de doses de vacinas contra a Covid-19. Destas, 98 pediram especificamente a paralisação do envio do imunizante da Pfizer. A solicitação resultou na mudança do fluxo de distribuição das vacinas, bem como no pedido ao Ministério da Saúde (MS) para que suspenda, temporariamente, o envio de novas doses do laboratório Pfizer/Cominarty.

Servidores do MPTO durante fiscalização em 2021

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.