Recomendação

MPTO cobra uso de câmeras corporais na PM do Tocantins após aumento de mortes em confrontos

Iniciativa aponta aumento no número de mortes decorrentes de intervenção policial.

Por Redação
Comentários (0)

22/03/2024 17h34 - Atualizado há 1 mês
Policial usando câmera corporal

Notícias do Tocantins - O Ministério Público do Tocantins (MPTO) expediu uma recomendação, nesta quinta-feira (20/03), para que o Governo do Tocantins implante câmeras corporais nos uniformes da Polícia Militar.

O órgão destaca que o Tocantins teve aumento de 69,23% do número de mortes decorrentes de intervenção policial em 2023 em relação a 2022, conforme o Mapa de Segurança Pública de 2024.

A recomendação também leva em consideração a apuração referente a dois procedimentos administrativos que verificaram que no decorrer de ações policiais realizadas no estado, no período de 2019 a 2021, ocorreram 65 mortes, entre elas, das vítimas Bryan Felipe Inomata e Adalgison Bezerra e Leandro Rocha da Cunha. Outro caso apontado é o da jovem Samylla Lorrany Marques de Souza, que desapareceu durante operação da polícia em que foram mortos Bryan e Adagilson.  

Segundo o Ministério Público, no ano de 2021 houve alta de 212,6% mortes por intervenções policiais se comparado ao ano de 2018, quando foram registradas 42 mortes.

Contribuições do uso de câmeras

O documento também menciona a justificativa da Polícia Militar de São Paulo acerca da implantação do uso de câmeras operacionais portáteis, que pontuou as seguintes contribuições para a proteção policial: fortalecimento da prova judicial, redução do uso da força, de denúncias e reclamações, afirmação da cultura profissional, solução rápida de crises, aprimoramento do treinamento e qualificação da prestação de serviços ao cidadão.

Também é citado o teor da minuta de Resolução do Marco Legal sobre o uso de câmeras elaborada pelo Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), em 2022, e enviada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública acerca de procedimento operacional padrão.

Prazo para cumprimento da recomendação

A recomendação do MPTO estabelece o prazo de oito meses para compra e testes de equipamento e de 12 meses para implantação total do sistema de monitoramento por câmeras corporais.

Assinam a recomendação os promotores de Justiça e membros do Gaesp João Edson de Souza, Rafael Pinto Alamy e Saulo Vinhal da Costa.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.