Tocantins

Quase 20 fazendas estão na mira do Ministério Público por danos ambientais em região turística

Existem quatro imóveis com processos erosivos só em Dianópolis.

Por Redação 1.253
Comentários (0)

21/03/2024 15h18 - Atualizado há 1 mês
Erosão

Notícias do Tocantins - O Ministério Público do Tocantins (MPTO) instaurou Inquérito Civil Público, nessa segunda-feira (18), para averiguar a regularidade ambiental de 18 imóveis rurais localizados nos municípios de Dianópolis, Lizarda, Mateiros, Ponte Alta do Bom Jesus e Rio da Conceição.

Conforme a instituição, estes imóveis apresentaram erosões, resultando no assoreamento das bacias hidrográficas da região das Serras Gerais e do Jalapão.

O Inquérito Civil Público baseia-se em um parecer técnico do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), órgão auxiliar do MPTO, que apontou a possibilidade de as erosões serem decorrentes do uso agroindustrial que impacta áreas ambientalmente protegidas ou sem licenciamento ambiental.

Conforme o inquérito, no município de Dianópolis há quatro imóveis com processos erosivos; em Lizarda, um imóvel; em Mateiros, cinco imóveis; em Ponte Alta do Bom Jesus, seis imóveis; e em Rio da Conceição, dois imóveis.

Serras Gerais

Outra questão que tem chamado a atenção do MPTO são as grandes crateras no topo das Serras Gerais, na divisa entre Tocantins e Bahia, que de acordo com os estudos realizados pelo Gaema, são fruto do cultivo de soja no território baiano. As erosões têm assoreado nascentes de rios e córregos, causando sérios prejuízos ao meio ambiente. 

O caso está sob a responsabilidade do Ibama, que multou os fazendeiros em R$ 4 milhões.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.