Reunião

Sumiço de crianças preocupa Ministério Público, que mobiliza polícia, Conselho Tutelar e imprensa

Desaparecimento de crianças e adolescentes preocupa.

Por Redação 1.563
Comentários (0)

17/09/2022 08h52 - Atualizado há 1 ano
Reunião

Com a finalidade de localizar crianças e adolescentes desaparecidos, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou uma reunião com representantes dos Conselhos Tutelares de Palmas, nesta quinta-feira (15), a fim de elaborar um fluxo de atendimento.

Há vários casos não solucionados na capital. A menina Saphira Ferreira de Lima, de 10 anos, está desaparecida desde o dia 30 de maio de 2021. A mãe da menina, Susana Ferreira, já não sabe mais onde busca ajuda. 

A criança foi vista pela última vez em frente à residência onde morava com a família, no setor Morada do Sol I, região sul da capital.

Outro caso que intriga as autoridades em Palmas é o desaparecimento da menina Laura Vitória Oliveira da Rocha, em janeiro de 2016, quando tinha apenas 09 anos, após sair de casa para ir até um supermercado na região sul de Palmas. O caso nunca foi solucionado e o mistério continua.

Durante o encontro, o promotor de Justiça Sidney Fiori, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije), falou sobre a atuação dos conselheiros tutelares no acolhimento das famílias de crianças e adolescentes desaparecidos e sobre a necessidade deles repassarem informações sobre os casos de desaparecimento temporário, a fim de que sejam tomadas providências para o enfrentamento de casos dessa natureza. 

Já a promotora de Justiça Isabelle Figueiredo, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), responsável pelo Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid), explicou sobre o funcionamento do Programa e orientou como os Conselhos Tutelares podem contribuir para construção do fluxo de atendimento para a localização de crianças e adolescentes desaparecidos.

Encaminhamentos

Como resultado da reunião, o MPTO estabelecerá uma parceria com os veículos de comunicação do estado, a fim de dar divulgação aos casos de desaparecimento. 

Também será proposto à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) que as Delegacias Especializadas de Polícia Interestadual, Capturas e Desaparecidos (Polinter) e de Proteção à Criança e ao Adolescente realizem busca integrada e trabalhem conjuntamente com vistas ao enfrentamento dessa problemática.

As informações são do MPTO. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.