Tocantins

Cidade com vacinação lentíssima deixou doses vencerem e ainda sofre com fake news

Por lá, só foram aplicadas 59,40% de todas as doses recebidas.

Por Redação 1.541
Comentários (0)

07/08/2021 08h07 - Atualizado há 2 anos
Estoque de vacinas em Lagoa do Tocantins

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) promoveu vistoria em Lagoa do Tocantins, na quinta-feira (05), para identificar os motivos do baixo índice de vacinação contra a Covid-19 no município, onde só foram aplicadas 59,40% das doses recebidas.

Entre 139 cidades, Lagoa do Tocantins é a penúltima no ranking de doses aplicadas, à frente apenas de Rio Sono, que aplicou somente 52.80% das doses recebidas. O prefeito da cidade é Leandro Soares (PSD).

BAIXA PROCURA POR VACINAS

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde alegaram que a baixa adesão se deve à circulação de notícias falsas, que geram desconfiança quanto à vacina, mesmo entre o segmento mais jovem da população. Na cidade, a imunização já foi disponibilizada para a faixa etária dos 18 anos, mas ainda sobram imunizantes no estoque.

Conforme o Vacinômetro da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o percentual da população vacinada com a 1ª dose é de 26.36%; com a segunda dose, 10.08%; e com dose única, 1.16%.

A promotora de Justiça da Comarca de Novo Acordo, Renata Castro Rampanelli, que acompanhou a vistoria, se dispôs a colaborar em ações de comunicação, que conscientizem quanto à importância da imunização e a eficácia das vacinas.

DOSES VENCERAM SEM APLICAÇÃO

No levantamento, outra intercorrência identificada refere-se à perda de 20 doses da vacina ocorrida no início do processo. Os imunizantes foram encaminhados a Lagoa do Tocantins para a aplicação em pessoas da comunidade quilombola, mas terminaram vencendo, pois a cidade não possui moradores deste segmento e a gestão não direcionou o uso para outros públicos.

Um relatório com todas as informações será elaborado e encaminhado à Promotoria de Justiça de Novo Acordo para as eventuais providências cabíveis.

Lagoa do Tocantins é a 16ª cidade vistoriada pelo Ministério Público, por meio do seu Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde), além das centrais de distribuição de vacina do Estado e da capital, várias outras cidades estão com inspeções agendadas.

“Com esta frente de trabalho, estamos buscando identificar os entraves do processo de vacinação para enfrentá-los e conseguirmos fazer com que a imunização avance no Tocantins”, explicou a coordenadora do CaoSaúde, promotora de Justiça Araína Cesárea D’Alessandro.

As informações são do Ministério Público do Tocantins. 

Vistoria do MPTO

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.