Tocantins

Prefeitos de 9 cidades se unem para criar consórcio e dar 'cara nova' à região do Jalapão

Consórcio segue agora para a fase de estruturação e aprovação dos protocolos de intenção.

Por Redação
Comentários (0)

28/04/2021 10h14 - Atualizado há 2 anos
As Dunas são um dos principais atrativos do do Jalapão

Prefeitos e representantes de sete municípios da região do Jalapão se reuniram para discutir e deliberar sobre a formalização de Consórcio dos Municípios da Região do Jalapão (Comurja) – união que visa desenvolver e executar ações e serviços públicos de forma integrada.

O encontro ocorreu na sede da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas, nesta terça-feira (27).

Participaram os prefeitos João (Mateiros), Carlão (São Félix do Tocantins), Sussu (Lizarda), Deusany Batista (Novo Acordo), Itair Martins (Rio Sono), Kléber do Sacolão (Ponte Alta do Tocantins) e representante do município de Pindorama. Integram ainda o consórcio os municípios de Lagoa do Tocantins e Santa Tereza.

Na ocasião, os prefeitos deliberaram sobre o texto do estatuto que constitui o consórcio, os membros que devem compor a diretoria e o conselho fiscal, além de revisarem o protocolo de intenções, que deverá ainda passar pelo crivo da Câmara de Vereadores dos Municípios que integram a parceria. Ficou definido ainda que o município de Novo Acordo sediará o consórcio.

Eleições da mesa

Durante o encontro, os prefeitos presentes votaram para a escolha da diretoria e dos conselhos fiscal e de regulação. O prefeito de Mateiros, pastor João, será o presidente do consórcio, tendo a prefeita de Lizarda, Sussu, como vice-presidente. Os prefeitos de Novo Acordo, Deusany Batista, e de São Félix do Tocantins, Carlão, serão o 1º e 2º secretários, respectivamente. O conselho fiscal será formado pelos prefeitos Itair, de Rio Sono, Carlão, de São Félix e Thiago Tapajós, de Pindorama.

O presidente do consórcio, pastor João, disse que a união visa desenvolver e executar diversas frentes de trabalhos e serviços públicos nos municípios consorciados por meio de ações de governo descentralizado e elencou algumas prioridades do Comurja.

“Temos alguns objetivos nesse primeiro momento: a infraestrutura dos municípios, precisamos dar cara nova ao Jalapão; o ordenamento do turismo para evitar degradações ambientais; o lixo é um problema também, pois o aumento do fluxo de pessoas acarreta na geração de dejetos, e temos que ter condições de conseguir coletar tudo isso”, disse.

O consórcio segue agora para a fase de estruturação e aprovação dos protocolos de intenção. 

Encontro entre os prefeitos e representantes

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.